Lesão ao Nervo Alveolar Inferior na Exodontia dos Sisos (Terceiros Molares)

01_podologia_bucal

Em um total de 1.618 sisos extraídos do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial na China, 10% dos pacientes com idade entre 24 e 59 anos, e 2,48% dos pacientes com idade entre 10 e 23 anos, tiveram complicações pós-operatórias.

O índice de parestesia pós-operatória devido à lesão ao nervo alveolar inferior foi de 0% nos pacientes com idade inferior a 23 anos, e 1,6% nos pacientes com mais de 23 anos, sendo que duas parestesias ocorridas nestes pacientes foram definitivas.

Todos os pacientes com idade acima de 23 anos possuíam o dente com o forâmen periapical fechado, ou seja, a raiz completamente formada. Já os pacientes com menos de 23 anos, apresentavam o forâmen periapical aberto, com a raiz ainda em formação.

Este estudo feito no Hospital de Estomatologia do Colégio de Medicina da Universidade de Guangzhou demonstra como a exodontia precoce dos sisos inclusos, quando os pacientes são mais jovens, entre 10 e 23 anos, é sempre um procedimento mais seguro e com índices estatisticamente menores de incidências de complicações pós-operatórias, tais como, infecções, hemorragias, fratura da mandíbula, alveolites e a parestesia do nervo alveolar inferior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*