Má oclusão dentária pode causar dores intensas na região de cabeça e pescoço: entenda o motivo.

    Você sabia que a chamada má oclusão (mordida errada) ou também conhecida como desoclusão, que é o desalinhamento dos dentes, pode causar dores intensas na região da cabeça e pescoço?

 

    Já parou para pensar que aquela dor horrorosa que você sente na cabeça, nos ombros e no pescoço, a ponto de interferir drasticamente nas suas atividades diárias, te impedindo de movimentar-se normalmente ao longo do dia, pode ser de origem odontológica? Mais especificamente, pode ser originada pela má oclusão ou desoclusão dentária.

 

    A força utilizada pelo ser humano para mastigar os alimentos é muito intensa, em torno de aproximadamente 35kg ou 350N, por este motivo é imprescindível que tenhamos uma oclusão correta, ou seja, é importante que os dentes das duas arcadas (superior e inferior) se encaixam corretamente, pois a força mastigatória precisa ser descarregada no longo eixo dos dentes, para não sobrecarregar toda a musculatura da face envolvida no ato da mastigação e também na deglutição.

 

    No momento da nossa mastigação e da nossa deglutição, movimentamos os principais músculos da face, assim como toda a musculatura acessória envolvida. Tal como, uma pessoa com sobrepeso irá sobrecarregar as articulações do esqueleto ósseo, uma pessoa que possui uma oclusão dentária errada, na qual não há o encaixe perfeito entre os dentes das duas arcadas, irá sobrecarregar toda a musculatura mastigatória e a região da única articulação da face, a ATM (articulação têmporo mandibular), ocasionando dores diversas nesta região, que variam significativamente em intensidade.

 

    Na oclusão correta (mordida correta), os dentes do osso maxilar envolvem os dentes do osso mandibular, porém, abraçando-os em torno de dois a três milímetros. 

 

    Na má oclusão, diversos tipos de desencaixes dentários podem ocorrer e coexistir, dentre estes:

 

Mordida Cruzada:

 

    Nesta desoclusão, os dentes da arcada superior não envolvem os dentes da arcada inferior, ocasionando um cruzamento da mordida, impedindo a distribuição da força mastigatória de forma correta no longo eixo dos dentes. 

 

    Este tipo de desoclusão costuma gerar bastante dor de cabeça nos pacientes diagnosticados com a mesma, pois a não distribuição correta da força sobrecarrega toda a musculatura envolvida na mastigação e na deglutição.

 

Mordida com Trespasse (Overjet) Horizontal Acentuado: 

 

    Neste tipo de desoclusão, os dentes da maxila (arcada superior) encontram-se muito à frente dos dentes da mandíbula (arcada inferior) , chamado-o de trespasse horizontal positivo; ou os dentes da maxila encontram-se muito atrás dos dentes da mandíbula, chamado-o de trespasse horizontal negativo. 

 

    Nestes dois casos, não há quase nenhum contato oclusal entre os dentes anteriores de ambas as arcadas, ocorrendo uma sobrecarga das forças oclusais nos dentes posteriores e em toda a musculatura mastigatória. 

 

 

    Além de queixas na fonação (fala), pois a língua destes pacientes cria um mau hábito ao se posicionar neste espaço vazio que sobra entre os dentes anteriores, há queixas para cortar os alimentos (uma maçã, um sanduíche, uma bolacha, etc.), pois ao não se encostarem, os dentes perdem a função de cortar os alimentos. 

    Estes pacientes sentem muitas dores na região do pescoço, pois o excesso de forças na região posterior da mastigação acaba sobrecarregando a musculatura dessa área.

 

Mordida Aberta: 

 

    Nestes pacientes, por um mau posicionamento esquelético (ósseo), os dentes anteriores de ambas arcadas não conseguem encostar-se, ou seja, não há nenhum contato entre os dentes anteriores da maxila e da mandíbula. 

 

    Como o problema é de origem óssea, na maioria das vezes estes pacientes são os chamados “face longa”, então além de não distribuírem corretamente a força mastigatória no longo eixo dos dentes, sobrecarregam a musculatura mastigatória, que já é mau posicionada conforme o esqueleto ósseo da face, que apresenta um crescimento vertical. 

 

    Estes pacientes também possuem queixas em relação à fonação (fala), pois a língua deles cria um mau hábito ao se posicionar neste espaço vazio que sobra entre os dentes anteriores. 

 

    Há também queixas para cortar os alimentos (uma maçã, um sanduíche, uma bolacha, etc.), pois, ao não se encostarem, os dentes perdem a função de cortar os alimentos. 

 

    Os pacientes sentem dores na região da cabeça e do pescoço, devido ao excesso de forças na região posterior da mastigação aliado ao mau posicionamento ósseo e muscular da face, sobrecarregando em demasia nas 24 horas diárias a musculatura dos portadores deste tipo de desoclusão.

 

Mordida Profunda ou Overbite:

 

    Nestes casos, os dentes da arcada superior abraçam (envolvem) em demasia os dentes da arcada inferior. Não há um encaixe correto entre as cúspides e as fossas dos dentes das duas arcadas, as forças mastigatórias são distribuídas erroneamente ao não conseguirem ser dissipadas da forma correta no longo eixo dos dentes. 

 

    Estes pacientes apresentam a mordida tão “travada”, que muitas vezes desenvolvem o chamado apertamento dentário, elevando substancialmente a força mastigatória, e por consequência, sobrecarrega toda a musculatura envolvida, desencadeando dores intensas na região do pescoço e em toda a face. 

 

    Diversos graus de severidade podem ser diagnosticados nas más oclusões (leve, moderado e severo), porém, não há nenhuma relação entre o grau de severidade da má oclusão e a intensidade da dor ocasionada. 

 

    Mordidas que apresentam pouco contato entre os dentes podem gerar dores mais intensas, ao invés das mordidas erradas mais graves. 

 

    Em suma, a intensidade da dor diagnosticada nunca deverá ser relacionada com a severidade da desoclusão apresentada pelo paciente, mas deverá sempre ser relacionada com o diagnóstico de uma desoclusão.

 

 

    Você desconfia que tenha algum tipo de desoclusão dentária? Possui dores na região de cabeça e pescoço sem o diagnóstico das causas? 

 

    Procure um bom odontólogo (cirurgião dentista) para realizar o diagnóstico e lhe oferecer o melhor tratamento para o seu tipo de má oclusão. 

 

    Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e agende uma avaliação: www.julianaburigo.com.br 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*