Mau hálito: entenda quais as causas e como tratar.

 

    O mau hálito, também conhecido como halitose, é algo bem comum e pode acontecer muitas vezes ao longo da vida. 

 

    Nossa boca é composta por diversas bactérias, que realizam a função de proteger nosso organismo, também ajudando na digestão de alimentos. Quando ocorre um desequilíbrio na nossa flora bucal, essas bactérias causam um mau odor, pois se proliferam pela boca e liberam compostos sulfurosos voláteis.

 

    O odor ruim que sai pela boca é a indicação de que o nosso organismo possui bactérias acumuladas na região bucal, devido a falta de higienização na rotina, como: escovar os dentes e uso do fio dental. 

 

    Outros fatores que também podem causar o halitose, são: alimentação desequilibrada, estresse, doenças gastrointestinais, tabagismo, alcoolismo, algumas patologias bucais, desidratação e a xerostomia (boca seca). 

 

    Em alguns casos, quando identificado a presença do mau hálito, basta voltar com uma rotina higienizada, praticar uma boa alimentação e realizar a hidratação, que logo os sintomas costumam desaparecer.

 

    Quando o mau hálito persiste, mesmo após a correção dos hábitos, apresentando-se constantemente no dia a dia, atrapalhando o convívio social, é preciso procurar um profissional da odontologia para investigar as causas e orientar um tratamento.

 

    A halitose pode muitas vezes ser um alerta do organismo para a presença de algumas doenças bucais, como: cáries, periodontite, gengivite, tártaro, xerostomia, câncer bucal, saburra (placa bacteriana na língua) e outros. 

 

    O mau hálito pode prejudicar o convívio social e a autoestima das pessoas, por isso, o tratamento adequado deve ser feito para prevenir esse tipo de constrangimento. 

 

Como identificar se estou com mau hálito?

 

    Quem nunca conversou com alguém que estava com mau hálito e ficou com receio de avisar? 

    É algo normal passarmos por uma situação como essa, mesmo quando nós é que estamos produzindo o mau odor, mas como identificar se estamos com mau hálito?

 

    Na maioria das vezes, quando nosso corpo produz o mau hálito, não conseguimos identificar a sua presença, devido ao nosso próprio olfato acostumar com o odor com o passar do tempo. Por isso, caso suspeite de estar com halitose, pergunte para um amigo próximo, a fim de evitar constrangimentos.

    Outras formas de identificar a halitose é reparar se existe a presença de saburra, uma espécie de camada de bactéria que forma sobre a língua, que cria um aspecto branco, indicando o desequilíbrio da flora bucal

    A sensação de boca seca também é um alerta para a presença de mau hálito, que pode significar a existência de patologias sendo desenvolvidas no interior da boca.

 

    Caso notar sangramentos na gengiva, inchaço e vermelhidão, procure imediatamente um dentista para ser diagnosticado. Qualquer alteração na região interna da boca pode ser um sinal de alguma doença em desenvolvimento, que deve ser tratada. 

 

    Tem notado mudanças significativas na sua boca, como: mau odor, boca seca, acúmulo de bactérias sobre a língua ou inflamação gingival? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo para avaliarmos e orientarmos o melhor tratamento: www.julianaburigo.com.br

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*