Mini placas de titânio: excelente dispositivo para ancoragem ortodôntica transitória

 

As mini placas fixadas através de mini parafusos de titânio são, atualmente, uma excelente opção, senão a melhor, de dispositivo transitório para ancoragem ortodôntica (os chamados TADs, da sigla em inglês: Temporary Anchorage Devices). Elas permitem que movimentações ortodônticas importantes aconteçam de uma forma mais rápida e independente da cooperação e engajamento do paciente com seu tratamento ortodôntico.

Está comprovado que, quando instaladas no osso mandibular, as mini placas tem maior previsibilidade de sucesso, pois, são mais resistentes a perdas e ao surgimento de complicações no dispositivo quando comparadas aos mini implantes, também utilizados para ancoragem ortodôntica. Assim como, algumas regiões com perdas dentárias e ósseas de longo prazo, não toleram a instalação dos mini implantes, sendo fadado ao completo fracasso a instalação dos mesmos nestes locais, obrigando desta forma que o profissional cirurgião, em conjunto com o ortodontista do caso clínico, optem pelas mini placas para que seja um completo sucesso a mecânica ortodôntica apoiada em ancoragens obrigatória para alguns casos clínicos.

Outra vantagem da instalação de mini placas quando comparadas aos mini implantes, é que elas podem receber mais cargas que os mesmos e um maior controle das forças da mecânica ortodôntica executada, podendo serem aplicadas e controladas forças em três dimensões (vertical, horizontal ântero posterior e horizontal vestíbulo lingual / palatal).

Um estudo publicado na Prog Orthod em Abril de 2014, por um grupo de autores suíços, Markic G e colaboradores, questionou 104 profissionais ortodontistas que atuam na Suíça, a respeito da mecânica ortodôntica que utilizariam para tratar um caso clínico em que a paciente apresentava uma oclusão classe II, com mordida profunda e apinhamento dentário anterior no osso maxilar. Dos 104 ortodontistas questionados, 81 deles (75%) fariam utilização de mini placas ortodônticas para auxiliar na mecânica ortodôntica do caso clínico em questão e somente 19 deles (22,9%) utilizariam os chamados mini implantes ou mini parafusos.

Em suma, as mini placas como dispositivos transitórios de ancoragem esquelética vieram para revolucionar as mecânicas ortodônticas, em especial as que são utilizadas para a resolução de casos clínicos que apresentam más oclusões (mordida errada) extremamente complexas e de difíceis resoluções.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*