O que é imprescindível antes de procedimentos cirúrgicos extensos na região maxilofacial?

Além de um checkup médico, tal como eletrocardiograma, exames laboratoriais, exame de polissonografia (a depender da cirurgia), e outros em especial, quando vamos nos submeter a procedimentos extensos na região maxilofacial, tais como, cirurgia ortognática, instalação de próteses mandibulares, etc., devemos também fazer um check up odontológico antes destes procedimentos.

Mas, por qual razão?

Porque dentes naturais podem estar necrosados de forma assintomática (sem causar dor) ou com tratamentos de canal executados previamente de forma incompleta e inacabada. Nestes casos, pode haver focos infecciosos no local (mesmo que silenciosos) que poderão vir a se agudizar (“acordar”) no momento do ato cirúrgico ou posteriormente ao mesmo.

Tratando-se da instalação das próteses de Porex ou customizadas, um foco infeccioso em potencial que não tratado ou eliminado previamente à cirurgia poderá colocar todo o sucesso da cirurgia a perder, pois, futuramente, as próteses podem ser contaminadas por estas bactérias presentes em uma infecção silenciosa associada a um dente próximo ao leito cirúrgico, colocando assim, todo o investimento físico, psíquico e monetário a perder.

Suspeite de anamneses corriqueiras, com exames complementares superficiais e planos de tratamento oferecidos como se fosse uma receita de um suco instantâneo.

Cada procedimento cirúrgico é um ato muito sério, sagrado, e todos os passos imprescindíveis que sejam necessários a serem seguidos para que os riscos, inerentes ou não, ao procedimento a que você irá se submeter sejam minimizados ao máximo.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*