Patologias bucais cancerígenas: saiba quais os tipos e como tratar.

 

   As patologias bucais são consideradas quaisquer doenças desenvolvidas na região oral, internamente ou externamente, que podem prejudicar a saúde bucal do paciente.  A área bucal é formada por:  língua, lábios, dentes, gengiva, palato, mento, etc. 

 

   Existem as patologias mais comuns, como a cárie, tártaro, gengivite e periodontite, doenças bucais que apesar de necessitarem de tratamento adequado, não oferecem risco à vida do paciente. 

 

   Já as patologias bucais cancerígenas requerem atenção redobrada e tratamento precoce, evitando assim que danos sejam causados a estrutura bucal e que seja possível o tratamento para a cura. 

 

   Os cânceres bucais podem ser benignos ou malignos, mas todos devem ser tratados com especialistas, que irão avaliar e orientar corretamente o tratamento. A patologia oral é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo, sendo mais recorrente em homens acima de 40 anos. 

 

   As causas de desenvolvimento da patologia cancerígena podem ser diversas, mas alguns fatores potencializam o desenvolvimento, como:

  • Tabagismo;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Exposição prolongada ao sol sem proteção adequada nos lábios;
  • Predisposição genética;
  • Imunossupressão;
  • Má alimentação.  

 

   Os sintomas podem variar conforme o tipo de patologia, mas fique atento aos sinais de mudanças na região bucal:

  • Sangramentos;
  • Mudanças de coloração e textura do tecido; 
  • Nódulos;
  • Úlceras e feridas; 

 

   Ao surgir qualquer um dos sintomas citados acima, procure imediatamente um especialista bucomaxilofacial. 

 

Quais os tipos de patologias bucais? 

 

  • Leucoplasia Oral

   Conhecida também como lesão branca, é um tipo de patologia que surge na região da mucosa bucal, como: língua, lábios e na cavidade intra-bucal. 

 

   Sua aparência é escamosa e branca, costuma se desenvolver em pessoas que incluem o tabagismo como hábito. 

 

   A patologia pode ser ou não cancerígena, devendo ser analisada por um profissional através da biópsia.  

 

  • Eritroplasia

   É uma lesão de cor avermelhada e com aspectos parecidos a uma ferida, pode aparecer em qualquer região da cavidade intra-bucal.  

 

   Na maioria das vezes, a lesão se apresenta pelo uso do tabaco e também pelo uso inadequado de próteses mal colocadas com substâncias cancerígenas. 

 

   Em 90% dos casos, este tipo de patologia apresenta características malignas, sendo necessárias intervenções cirúrgicas para a retirada. 

 

 

  • Carcinoma Espinocelular

   Este tipo de câncer representa 90% de todos os casos detectados, podendo aparecer em qualquer área bucal, interna ou externa. 

 

   Alguns fatores potencializam o desenvolvimento do carcinoma, como: tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, predisposição genética, imunossupressão e alimentação incorreta.  

 

   O carcinoma deve ser tratado com a remoção do tecido cancerígeno, quimioterapia ou radioterapia, conforme orientado pelo especialista bucomaxilofacial. 

 

 

  • Melanoma Maligno

   É uma forma cancerígena extremamente agressiva, deve ser tratada de forma precoce para aumentar as chances de cura. 

 

   Pode aparecer em qualquer área bucal, interna ou externa, mas na maioria das vezes ocorre na gengiva e no palato. 

 

   Fique atento aos sinais na cavidade bucal, como: alteração de cor e texturas, úlceras, sangramentos e nódulos. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um especialista bucomaxilofacial. 

 

Como tratar patologias bucais cancerígenas?

 

   Caso apareça algum tecido estranho ou mudança de coloração em alguma região da cavidade bucal, interna e externa, procure imediatamente um especialista bucomaxilofacial para analisar a área. 

 

   Apenas um especialista bucomaxilofacial tem competência profissional para diagnosticar e orientar o tratamento correto de qualquer patologia oral.  

 

   O tratamento de patologias bucais cancerígenas pode ser feito através de raspagem ou intervenções cirúrgicas, dependendo da evolução do quadro clínico de cada paciente, também pode ser encaminhado radioterapias e quimioterapias. 

 

   É muito importante ressaltar que a forma de tratamento adequado só poderá ser prescrita por um profissional especialista em cirurgia de patologias bucais, que irá avaliar a região e possivelmente pedirá uma biópsia.  

 

   Tem notado mudanças na região bucal e o aparecimento de alguma patologia? Procure a Clínica Juliana Búrigo e faça uma avaliação com urgência: www.julianaburigo.com.br

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*