Planejamento Cirúrgico para a Cirurgia Ortognática

Imagem utilizada para Artigo Blog

A Cirurgia Ortognática é um procedimento que tem a finalidade de corrigir o mau posicionamento dos ossos envolvidos nas nossas funções fisiológicas de fonação (fala), mastigação e deglutição.

Porém, o planejamento cirúrgico deve envolver o movimento ósseo que idealmente proporcionará a melhor harmonia estética para a face do paciente.

Não cabe ao cirurgião planejar única e exclusivamente a cirurgia preocupando-se com a correção da oclusão (mordida), deixando de lado a preocupação em harmonizar a face do cliente, corrigindo proporções e promovendo o posicionamento tridimensionalmente ideal para os ossos e, consequentemente, para a face.

Por isso, o paciente deve inteirar-se com o seu cirurgião a respeito do planejamento cirúrgico da sua cirurgia ortognática. Questionamentos tais como:  1- Por que somente um osso (maxila ou mandíbula) será operado? 2 – Por que os dois ossos (maxila e mandíbula) serão operados? 3 – Por que será necessário uma complementação com a mentoplastia? 4 – Por que um osso avançará horizontalmente “X” milímetros (mm)? 5 – Por que o outro osso recuará “X” milímetros (mm)?

O paciente deve entender e ser esclarecido sobre o planejamento mais adequado para o seu caso clínico e o que está sendo apresentado pelo seu cirurgião bucomaxilofacial.

Atente-se para o fato de que a melhor cirurgia não é a que proporciona a oclusão (mordida) correta, e sim a que proporciona a harmonia estética ideal para a sua face de forma concomitante à correção da oclusão (mordida).

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*