Qual o padrão de face mais comum no Leste Europeu?

Nesta semana, um dos assuntos da mídia foi o conflito entre a Russia e a Ucrânia.

Os dois líderes destes países estiveram em evidência e, vem à mente, o padrão facial que é dominante no Leste Europeu. Padrão que tem origem no antigo povo rus, o povo que antecedeu os povos russo, bielorusso e ucraniano.

O padrão de face predominante por lá é o face curta.

Este padrão apresenta o terço inferior da face de tamanho reduzido quando comparado ao terço médio e superior, acrescido de algumas características:

  • Lábios superior e inferior comprimido (com pouca exposição do vermelhão dos lábios);
  • Pouca exposição dentária ao sorrir;
  • Sulcos do terço inferior da face bastante evidenciados;
  • Comissura bucal invertida (aspecto de uma face triste quando em repouso)
  • Sulco mentoniano profundo.

Uma das maneiras de corrigir a face curta dá-se através da cirurgia ortognática, pois, a cirurgia recuperará a dimensão vertical da face, reposicionando o osso maxilar e mandibular (inclui-se aqui o mento mandibular), restabelecendo a proporção correta do terço inferior ao restante da face (terço médio e superior).

Outra maneira de correção da face curta é a recuperação da dimensão vertical do terço inferior da face através da reabilitação bucal.

O cirurgião dentista restabelecerá o tamanho original dos dentes ou acrescerá altura aos mesmos, dentro de um limite funcional, através de restaurações em resina composta ou cerâmica (coroas totais, facetas ou laminados cerâmicos) ou através de próteses sobre implantes dentários.

As próteses confeccionadas terão um dimensionamento maior e promoverão um aumento do terço inferior da face do paciente, pois, ao ocluir (fechar a boca) e encostar os dentes, o paciente terá o terço inferior em um tamanho maior conforme o planejamento prévio tenha definido como a altura ideal para o seu terço inferior.

Ambos os procedimentos promoverão um rejuvenescimento na face do paciente, pois, ao envelhecer, todos nós perderemos com o passar dos anos dimensão vertical das nossas faces.

A odontologia, então, tem para lhe proporcionar maneiras de prevenir, manter e recuperar os efeitos que o envelhecimento ou o padrão genético face curta causam em nossas faces.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*