Quando devo tirar o siso?

 

    Os dentes do siso já foram bem úteis no passado, onde os molares ajudavam na mastigação dos alimentos mais rígidos. As pessoas na época tinham péssimos hábitos de higiene e ao decorrer da vida acabaram perdendo alguns dentes. Por isso, os terceiros molares nasciam na vida adulta, geralmente após os 18 anos, para ajudar na mastigação dos alimentos após a perda dos dentes.

 

    Com o passar dos anos a humanidade evoluiu, sua alimentação e saúde bucal também, o dente do juízo (como é conhecido o dente do siso), tornou-se desnecessário.  A higiene bucal melhorou, e conforme a história, as pessoas pararam de perder os dentes, logo, os sisos não foram mais necessários junto aos demais molares. 

 

    Não havendo mais espaço para eles na boca, os dentes foram causando alguns problemas indesejados, como: desalinhamento da mordida, infecções e inflamações da gengiva.  Sua retirada é sempre indicada por profissionais da odontologia, a fim de prevenir diversos danos à saúde bucal que podem ser ocasionados pelo nascimento dos sisos

 

    Outro dano que pode ser causado pelos sisos é também quando ele não nasce. O siso quando está dentro do osso fica envolto por um folículo pericoronário, conhecido também como placenta dental, que tem a função de recobrir o dente até o momento de seu nascimento. 

 

    Em casos que o siso não nasce, faz com que o folículo (placenta) se torne um cisto na boca, podendo se transformar em tumores benignos e malignos. Por isso a extração do dente do siso é preventiva, incluindo o desenvolvimento de tumores bucais.   

 

    Nem todas as pessoas possuem os terceiros molares, pois nosso corpo foi se adaptando às mudanças conforme a nossa higiene bucal foi melhorando, deixando de desenvolver o siso na fase adulta, mas nem todos contam com essa sorte, a maioria da população possui pelo menos 1 dos terceiros molares e infelizmente não apresentam espaço suficiente na boca para o seu nascimento, sendo necessário a sua extração. 

 

    Para saber se você possui o terceiro molar, basta ir em um cirurgião dentista para realizar alguns exames de radiografia e verificar se existe a necessidade de extração caso confirmado. 

 

Qual a idade certa para extrair o siso?

 

    Um estudo feito pelo Hospital de Estomatologia, do Colégio de Medicina da Universidade de Guangzhou, comprovou que a extração dos sisos deve ser feita antes dos 23 anos. 

 

    Pacientes submetidos a cirurgia de extração dos sisos dos 10 aos 22 anos, apresentam menor risco de complicações pós-cirúrgicas, sendo a idade mais segura para realizar o procedimento. 

 

    Após os 23 anos, os terceiros molares costumam apresentar a raiz completamente formada, o que dificulta a sua extração, podendo levar a complicações, como: inflamações, hemorragias, fraturas da mandíbula, alveolites e parestesia do nervo alveolar inferior.

 

    Os adolescentes também possuem uma recuperação mais rápida do que adultos, por isso, especialistas apontam que a idade ideal para a extração dos sisos é aos 15 anos de idade. 

 

Quando devo retirar o siso?

 

    Na maioria das vezes, é comum as pessoas irem até o dentista depois de sentirem alguma dor. O ideal é procurar o profissional bem antes do alerta, quando os sisos ainda se encontram sem raiz formada.

 

    Estudos apontam que apenas 7% da população mundial possui espaço suficiente na boca para os terceiros molares, ou seja, a grande maioria deve retirar os dentes do juízo devido a falta de espaço. 

 

    Quando não é possível o nascimento dos terceiros molares, o dente acaba forçando sua saída de alguma forma na arcada bucal, causando fortes dores e empurrando os demais dentes para frente, desalinhando a mordida.  Neste caso, o quanto antes for detectado as dores pelo paciente e a necessidade de extração pelo cirurgião dentista, menos danos serão causados à estrutura dental. 

 

    As dores do siso podem ser intensas e bem dolorosas em alguns casos, podendo prejudicar a fala, mastigação e gerar dor de cabeça. Durante o período em que o dente está nascendo, rasgando a gengiva, o paciente deve ter grande cautela com a higienização do local, evitando acúmulo de alimentos que possam cariar o dente ou infeccionar a região. 

 

    Ao notar o aparecimento de qualquer dor relacionada ao nascimento dos terceiros molares, procure imediatamente um cirurgião dentista para avaliar o quadro clínico e realizar a extração. 

 

Como é feita a cirurgia de extração do siso?

 

    A cirurgia de extração do siso pode ser feita em qualquer consultório odontológico sob anestesia local. O profissional capacitado para a realização do procedimento deve ser um cirurgião dentista, que irá conduzir a extração. Todo o procedimento é feito sob anestesia local, não oferecendo nenhum tipo de dor ao paciente durante a cirurgia. 

 

    Após o procedimento é indicado alguns cuidados para uma recuperação mais rápida e sem complicações:

 

  • Repouso total nos primeiros dias e interromper a prática de atividades físicas por até 7 dias.

 

  • Realizar compressa de gelo na região da extração para redução do inchaço. 

 

  • Nas primeiras 24 horas, evitar consumo de alimentos quentes. Alimentos gelados estão liberados e podem contribuir com a cicatrização. 

 

  • Inserir uma dieta mais líquida e pastosa nos primeiros dias, a fim de preservar os pontos. Aos poucos, a alimentação normal pode ser novamente introduzida, respeitando o limite do corpo. 

 

  • Procure seguir um cardápio rico em proteínas e vitaminas durante o período de recuperação, para fortalecer o organismo. 

 

  • Manter a escovação diária com escovas de cerdas macias. Não fazer bochecho. 

 

  • Tomar corretamente os remédios indicados pelo cirurgião, como: antiinflamatórios e analgésicos. 

 

    Os pontos serão retirados 7 dias após a cirurgia, quando será marcado o retorno do paciente ao consultório e será autorizada sua liberação para voltar à vida cotidiana normalmente. 

 

Posso escolher não extrair o siso?

 

    É possível que você possua espaço suficiente na boca para o nascimento dos sisos, desde que o dente ao coroar esteja na posição correta para nascer e sem oferecer riscos à estrutura bucal. 

 

    O único profissional competente para avaliar a necessidade ou não da retirada dos sisos é um dentista, que através de exames é capaz de observar se existe espaço suficiente na boca e se os sisos estão em posição correta dentro da gengiva. 

 

    Em casos em que o paciente opte por manter os terceiros molares, é preciso ter um acompanhamento recorrente ao dentista e apresentar uma boa higienização da área diariamente. 

 

    Os terceiros molares se localizam em uma região de difícil acesso à escovação, o que acaba gerando cáries, gengivite e periodontite, provocando danos aos demais dentes e gengiva.

 

    É sempre indicado pelos especialistas a retirada dos dentes do siso como forma de precaução, evitando assim, problemas futuros na saúde bucal. 

 

A importância da escolha do profissional certo para extração. 

 

    Apesar de ser um procedimento bem conhecido e realizado por diversas clínicas de odontologia, a extração dos sisos se trata de um procedimento que requer bastante atenção. 

 

    Principalmente quando a extração é feita na fase adulta, na qual é preciso procurar um profissional competente e com boas referências para realizar o procedimento. 

 

    A complexidade pode variar conforme a posição em que o siso se encontra na arcada bucal, caso o dente esteja incluso ao osso, a cirurgia é considerada de extrema complexidade. 

 

    Uma cirurgia de extração do siso mal realizada pode gerar diversas sequelas irreversíveis, como por exemplo a  lesão ao nervo lingual, prejudicando a fala e mastigação, ou em alguns casos mais graves, o paciente pode perder totalmente o tato e paladar da língua, deixando de sentir o gosto dos alimentos. 

 

    Por isso, procure sempre um profissional de confiança para a realização da cirurgia de extração dos sisos

 

    Tem interesse em realizar a extração dos terceiros molares? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e liberta-se para sempre desta dor de cabeça: www.julianaburigo.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*