Reabilitação bucal: conheça os tipos de tratamento para recuperação do sorriso.

 

    Ao longo da vida podemos lidar com diversas divergências relacionadas ao nosso sorriso, como a mordida torta, perda de dentes, amarelamento do sorriso, aparecimento de manchas sobre o esmalte do dente, desarmonia oral, dentre outros. 

 

    Todos esses problemas podem gerar diversos desconfortos estéticos, principalmente o medo em sorrir em público ou em fotos, devido a desarmonia oral

 

    Hoje existem diversos tratamentos que contribuem para a reabilitação do sorriso e qualidade de vida, ajudando na recuperação da autoestima. 

 

    Abaixo conheça algumas das soluções mais inovadoras da odontologia para a recuperação da estética bucal:

 

Implantes (prótese fixa) 

 

    Os implantes fixos vieram para revolucionar a odontologia, sua tecnologia permite substituir as raízes dos dentes perdidos, devolvendo ao paciente a autoestima e a harmonia do sorriso

 

    Quando um paciente sofre a perda de um dente ou mais, é preciso substituir essa perda, para que a ausência do dente não gere problemas na harmonia oral, entre esses problemas estão: oclusão (mordida), mastigação, fala e autoestima. 

 

    A prótese fixa permite substituir os dentes ausentes, sua tecnologia e designer replicam os dentes naturais de forma perfeita, devolvendo o prazer de sorrir sem medo e auxiliando na reabilitação bucal

 

Clareamento dental 

    Com o decorrer dos anos, nossos dentes podem acabar ficando amarelados e manchados, devido a questões relacionadas aos nossos hábitos alimentares e também a falta de higienização bucal.

 

    A alteração da coloração dos dentes é algo normal ao longo da vida, mas para algumas pessoas isso pode afetar a autoestima, gerando um incômodo estético. 

 

    O clareamento dental permite devolver a essas pessoas a cor natural dos dentes, deixando-os brancos novamente. 

 

    Existem 2 tipos de clareamento que são oferecidos pela Clínica Juliana Búrigo, o profissional e o caseiro. Ambos garantem ótimos resultados, branqueando os dentes novamente e recuperando a autoestima do paciente. 

 

Cirurgia periodontal 

    Assim como os dentes, a gengiva tem papel muito importante na harmonização oral, pois sua aparência contribui para a estética bucal

 

    A cirurgia periodontal tem o objetivo de corrigir possíveis defeitos gengivais, que possam atrapalhar esteticamente o sorriso do paciente. 

 

    Esses denominados “defeitos” podem ser tanto excesso de gengiva (cobrindo toda a coroa dos dentes), como também a ausência de gengiva, que causa a retração e expõe demais a coroa dental. 

 

  • Aumento gengival: crescimento desordenado da gengiva sobre os dentes. A cirurgia periodontal atua na retirada, com o objetivo de correção e aumento da exposição da coroa dentária.

 

  • Recessões gengivais: retração e perda do tecido gengival. A cirurgia periodontal atua no preenchimento das áreas que necessitam de recuperação.

 

Cirurgia ortognática

 

 

    Cirurgia indicada para corrigir o pragmatismo e micrognatismo mandibular, que trata-se do crescimento irregular dos ossos da face, que envolvem: queixo, mandíbula, maxilar, nariz e malar.

 

    Quando detectado essa desarmonia, devido ao crescimento irregular facial, é necessário a realização da correção do posicionamento mandibular por meio da cirurgia ortognática

 

    O prognatismo e micrognatismo podem acarretar diversos problemas para qualidade de vida do paciente, caso não tratado e corrigido, entre esses problemas estão: dificuldade na mastigação de alimentos, mordida aberta ou torta, dificuldade para respirar, apneia obstrutiva do sono e desarmonia facial. 

 

    A realização da cirurgia garante uma perfeita reabilitação da estética facial e do sorriso. 

 

Visagismo 

    Na odontologia o visagismo é uma técnica que visa a personalização do sorriso, criando uma imagem customizada de cada pessoa, de acordo com suas características pessoais e físicas. 

 

    Buscando através do procedimento estético traduzir e realçar os traços da personalidade do paciente, levando em conta questões como:  gênero, costumes, traços físicos e psicológicos

 

    Algumas mudanças podem ser realizadas no conjunto bucal, como: cor dos dentes e formato, gengiva, posicionamento do mento, etc. Tudo feito através de um estudo e análise sobre a personalidade e características do paciente, para oferecer uma harmonia bucal perfeita

 

Aparelho ortodôntico

 

    O aparelho ortodôntico pode ser um grande vilão para muitas pessoas, devido ao seu desconforto e o seu uso durante um longo período de tempo, que pode causar incômodo estético. 

 

    Mas sua colocação é essencial para corrigir o posicionamento dental e de oclusão (mordida torta), possibilitando um sorriso perfeito e mais qualidade de vida.

 

    O tempo de uso do aparelho pode variar de acordo com cada caso clínico, mas o resultado final garante uma reabilitação bucal perfeita e harmônica, melhorando a autoestima do paciente. 

 

 

 

    Todos os procedimentos citados acima proporcionam a recuperação da harmonia do sorriso, mas não são indicados para todos os casos. 

 

    Caso sofra com algum incômodo relacionado a sua estética oral, procure sempre um profissional para avaliar qual o melhor procedimento para o seu quadro clínico. 

 

    Gostaria de recuperar o prazer em sorrir novamente? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e faça um tratamento para reabilitação do sorriso: www.julianaburigo.com.br 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*