Reabilitação da Cavidade Bucal

Você sabe o que significa o termo reabilitação bucal? Como o nome mesmo diz re (recuperar) e habilitar (tornar apto, capaz), ou seja, deixar a cavidade bucal do cliente que nos procurou apta a ter de volta as suas funções mastigatórias, fonatórias e estética.

Quando um cliente nos procura e nos propomos a fazer um plano de tratamento para reabilitar a sua cavidade bucal, iremos estudar ideias e opções de tratamento que melhor se adequem à situação bucal e que devolvam por completo todas as funções que a boca em seu conjunto (dentes, língua, gengiva, bochechas, mucosas, osso, etc.) exerce promovendo qualidade de vida para o paciente.

Previamente a uma reabilitação, estudamos uma maneira de recuperar as estruturas que foram perdidas com o passar do tempo, dentre estas, alguns ou todos os dentes, osso alveolar (osso que sustenta os dentes), gengiva ceratinizada (gengiva situada ao redor dos dentes), etc.

Cada caso clínico deve ser estudado e a melhor maneira de recuperar e/ou retornar à originalidade deverá ser planejada.

Muitas vezes, a reabilitação dá se somente através de restaurações ou próteses sobre os próprios dentes do paciente que sofreram modificações e injúrias com o passar dos anos. Outras vezes, faz-se necessário enxerto autógeno ou sintético de osso e gengiva que foram reabsorvidos por doença periodontal ou perda dentária.

No caso de perda dentária, podemos lançar mão de implantes dentários de titânio para recuperar o(s) dente(s) perdido(s) e as mais variadas opções de próteses sobre implantes que existem à disposição do cirurgião dentista reabilitador.

Existe uma gama complexa de procedimentos clínicos, cirúrgicos e laboratoriais que, unidos, permitirão que o dentista devolva um sorriso estético e, o mais importante, funcional, para o cliente que o depositou a sua confiança.

Mastigar, falar e sorrir com segurança é qualidade de vida e auto estima para a vida de qualquer ser humano.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*