Soluço após cirurgia com anestesia geral: entenda o motivo.
Você sabia que, após a anestesia geral, mais comum nas cirurgias mais longas como a ortognática, podem ocorrer soluços? Isso ocorre, devido ao estímulo dos nervos frênicos e vago, durante o período em que o paciente está anestesiado.
O soluço é uma contração muscular involuntária (espasmo) e intermitente dos músculos, inspiratórios intercostais e do diafragma. O resultado são breves explosões de intensa atividade inspiratória, envolvendo o diafragma e os músculos inspiratórios, localizados entre as costelas.
O fechamento da glote ocorre quase imediatamente, após o início da contração diafragmática, gerando o som característico e o desconforto do soluço.
Anestésicos como, levodopa, neurolépticos e alfa-metildopa, podem provocar este estímulo durante o período cirúrgico e até gerar continuidade do sintoma durante o pós-cirúrgico, devido a ação do medicamento no sistema nervoso central.
A primeira tentativa de solucioná-lo, deverá ser através de medicações endovenosas (aplicadas na veia), quando o paciente estiver convalescendo nos primeiros dias do seu pós-operatório, a nível hospitalar.
Caso no momento da alta hospitalar o paciente ainda estiver com soluços, poderá optar-se por manter a mesma medicação, porém administrada via oral, em casa, se o quadro clínico estiver apresentando melhoras (soluços de menor intensidade e com intervalos mais espaçados).
Em casos que o quadro clínico esteja estável no momento da alta hospitalar, ou seja, nenhuma melhora foi obtida com a administração de medicações endovenosas, poderá ser realizado no próprio hospital, antes da alta, pelo médico Anestesiologista, um bloqueio do nervo frênico, o qual irá imediatamente solucionar os episódios de soluço que ocorriam desde o término da anestesia geral, para o qual o paciente foi submetido.
Os descritos acima serão válidos para casos em que os soluços apresentados pelo paciente não tenham outras causas associadas, como: doenças abdominais, neurológicas e outros. Que não tenham sido previamente diagnosticadas por desconhecimento do paciente e do cirurgião bucomaxilofacial contratado.
Fez alguma cirurgia recentemente e está com algum tipo de soluço persistente? Procure seu médico e relate o problema, para que assim possa receber o tratamento adequado.
O meu marido opero do intestino estimo na terça feira hoje já e sábado está com esse soluço ele vai e vem geralmente da quando ele come algo ou quando e toma medicamento na veia o que pode ser o médico falo que e normal mas acho muito estranho e um vômito escuro.
Olá! Você deve persistir com o médico que operou o seu marido para esclarecer as suas dúvidas ou conversar com o médico anestesiologista que realizou a anestesia no momento da cirurgia. Somos uma clínica especializada em cirurgia bucomaxilofacial, são cirurgias realizadas na face, por isto, não temos propriedade para diagnosticar ocorrências pós operatórias de cirurgias intestinais. Obrigada pelo contato!
Boa noite meu esposo operou a face e des do dia q operou n para o soluço ele n dormi a dias por conta disso foi no hospital o médico passo um remédio mesmo assim n está parando pode mim da uma dica
Bom dia. Fiz uma cirurgia de Vasectomia na última quarta feira e recebi anestesia geral, porém me encontro em casa, pois tive alta no mesmo dia. Daí em diante tenho tido soluços em razoável espaço de tempo. O que fazer?
OLá amigos, gostei da explicação, tenho uma dúvida!! Minha sogra fez uma cirurgia de reconstrução do intestino estava com bolsa de colostomia, porém foi preciso reabordar quinta feira, 4 dia após a cirurgia, e hoje ela está com infecção e vazando um pouco de fezes pelo dreno deixado? O que tem que? O que pode acontecer?
Olá! Obrigada por interagir conosco. A especialidade da nossa clínica é a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. No caso da sua sogra, o ideal é conversar com quem a operou e, em última instância, procurar um profissional da mesma especialidade para abordar o assunto com o embasamento necessário para que todos os seus questionamentos sejam atendidos.
Fiz uma cirurgia na boca pra colocar os implante dentário protocolo e no outro dia estou soluçando sem parar o q faco
Boa noite ,meu pai passou por cirurgia de câncer de pele na cabeça e nariz e tem soluço intermitente, a médica disse que é da anestesia e vai passar em alguns dias ,o que posso fazer para ajudar, ele teve alta mas continua com um soluço leve que vai e volta ?
Olá! O ideal é conversar com o anestesiologista ou o cirurgião do procedimento do seu pai, pois, não sabemos o histórico clínico dele (alergias, etc.). Caso queiras realizar a consulta virtual conosco, envie-nos o seu telefone de contato em nosso WhatsApp (48) 996338882 para que possamos agilizar e tentar a resolução do quadro clínico de soluço pós operatório do seu pai o quanto antes. Obrigado pelo contato. É um prazer para a clínica interagir com os leitores do nosso blog.
No caso de angioplastia também pode ocorrer?
Meu pai ficou com soluço crônico depois da angioplastia.
Boa noite fiz uma e estou com apenas um dia e já me apareceu um soluço o que devo fazer?????
Fiz cirurgia no manguito e após chegar em casa comecei com soluço.isto aconteceu após ter comido batata.
O que devo fazer?
Agradeço muito a explicação sobre Soluço pós operatório.Que o Universo lhe proporcione Saúde, Sabedoria,Paz para nos medicar Luiz .
Commentfiz uma cirurgia no joelho há 2 dias atrás do estou soluçando muito sempre quando como algum alimento
Obrigada por sua explicação. Meu marido operou o ombro faz dois dias e tem soluços frequentes. Vamos conversar com o médico.
Nós quem agradecemos a sua vinda até o nosso blog! Estamos felizes que você encontrou ajuda para o seu esposo aqui 🙂
Meu irmão fez um procedimento de implante capilar no sábado, no domingo a tarde começou com esse evento de soluço e não parou mais. Hoje já é quinta feira e o mesmo está agoniado de tanto soluçar.
Qual o precedimento a ser adotado?
Olá Clayton! Este post é instrutivo, porque, como executamos algumas das cirurgias da nossa especialidade (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) a nível hospitalar, o soluço no pós operatório já ocorreu com alguns de nossos clientes. Porém, o ideal, quem deverá orientar e conduzir o tratamento do soluço no pós operatório é o cirurgião do paciente ou o médico anestesiologista do caso clínico, ainda mais quando trata-se de um pós oepratório recente, como é o caso do seu irmão. Obrigado por interagir conosco aqui no blog.
Meu esposo operou de tc do crânio (retirou um enxerto ósseo) e apresentou alguns soluço e normal?
Olá Shirleide! Muito obrigada por interagir conosco. É comum ocorrer soluço após a anestesia geral, porém, não sabemos nada do quadro clínico do seu esposo. Precisaria ver com o cirurgião dele se este soluço é uma sequela temporária da anestesia geral ou se está relacionado ao trauma e/ou ao procedimento cirúrgico realizado no crânio. Seguimos a sua disposição!