Icone Tel+55 48 3442 6329 | +55 48 99633 8882

Icone Tel+55 48 3433 7892 | +55 48 99603 0141

pt

Bandeira Brasil
enEn

Procedimentos

anestesia

cirurgia

equipe multidisciplinar

Icon Filtro

Anestesia Geral

Os procedimentos que requerem anestesia geral são realizados no Hospital São João Batista (www.hsjb.com.br), na cidade de Criciúma – Santa Catarina.

 

Contamos com uma equipe de Anestesiologistas altamente capacitada, responsável por proporcionar procedimentos seguros e uma assistência pós-operatória personalizada ao paciente, totalmente integrada à nossa equipe multidisciplinar.

 

Veja alguns links sobre a segurança da anestesia geral nos dias atuais:

 

http://health.usnews.com/health-news/news/articles/2012/09/21/survival-after-general-anesthesia-vastly-improved-study

http://www.news-medical.net/news/20120926/Developing-world-lagging-in-anesthesia-safety.aspx

http://medicalxpress.com/news/2012-09-survival-anesthesia-vastly.html

http://www.beckershospitalreview.com/anesthesia/new-anesthetic-agents-could-outperform-current-drugs.html

 

Anestesiologistas

Responsáveis por todo o acompanhamento e avaliação pré-anestésica, pela execução da anestesia geral propriamente dita e pelo acompanhamento pós-cirúrgico, são parte FUNDAMENTAL na obtenção da segurança do procedimento e no controle da dor, proporcionando um pós-operatório imediato bastante confortável.

Biópsias

As biópsias da cavidade bucal realizadas na clínica podem ser de caráter total ou parcial. Elas são realizadas em qualquer tipo de lesão desde que apresentem características que diferem dos padrões de normalidade dos tecidos da cavidade bucal, sejam eles tecidos duros (osso) ou moles (gengiva, mucosas, glândulas salivares, etc.).

 

Quando realizadas de uma forma total, fica-se na dependência do resultado do exame anatomopatológico para definirmos se o tratamento foi realmente conduzido por completo.

 

Já quando realizadas de uma forma parcial, após o resultado do exame anatomopatológico, estabelece-se um planejamento cirúrgico conforme o resultado para a retirada total da patologia.

 

Para sua comodidade, a clínica se responsabilizada em conduzir sua lesão ao exame anatomopatógico até a liberação do resultado.

Cirurgia da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM)

A cirurgia da articulação têmporo mandibular (ATM) está indicada quando existem problemas em um ou mais componentes destas articulações, comprovados através de diagnóstico com ressonância magnética (RM). Similares às outras articulações do corpo humano, tais como, joelho, ombros, os componentes que compõem a articulação têmporo-mandibular podem estar lesionados e somente serem passíveis de uma recuperação através do tratamento cirúrgico.

 

Muitos profissionais tratam patologias de ATM somente de forma clínica através de placas miorrelaxantes que devem ser utilizadas pelo paciente durante uma boa parte do dia. Este tratamento é correto se o diagnóstico da patologia que envolve a articulação também estiver correto. Em alguns casos, as estruturas destas articulações estão tão lesionadas e deslocadas que o tratamento para conduzir a patologia instalada na ATM é única e exclusivamente o cirúrgico.

 

Cirurgia das patologias bucais

Entende-se por cirurgia das patologias bucais toda e qualquer cirurgia conduzida na cavidade bucal para a remoção de estruturas que interfiram no bem-estar do paciente e na condução de tratamentos conduzidos por outros profissionais que atuam nesta região: Ortodontistas, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, Periodontistas, etc.

 

Dentre estes procedimentos podemos citar a remoção de freios linguais e labiais, retirada ou tracionamento de dentes inclusos e impactados, exodontias convencionais, drenagem de abscessos, etc. Inclui-se nesta subdivisão o tratamento definitivo das lesões que foram biopsiadas de uma forma parcial: cistos e tumores (benignos ou malignos) de origem odontogênica ou não, displasias da cavidade bucal, etc.

 

 Todas as patologias de tecidos duros e moles da região bucomaxilofacial, incluindo dentes inclusos.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática, como o próprio nome sugere (orthos = correto / gnathus = mandíbula), é uma cirurgia realizada nos terços médio e inferior da face para corrigir o posicionamento defeituso dos ossos desta região. Apesar de ser uma cirurgia de complexidade técnica apurada, pode ser executada com muita previsibilidade e segurança.

 

 Uma equipe multidisciplinar composta por anestesiologista, cirurgião bucomaxilofacial, enfermeiros, nutricionista, ortodontista e psicólogo proporciona aos pacientes um pré, trans e pós-operatório tranquilo e confortável.

 

Este tipo de cirurgia está indicado para pacientes que possuem qualquer tipo de discrepância entre a maxila e mandíbula, seja de uma forma leve, moderada ou severa, causando desoclusão, ou seja, a mordida não se encaixa corretamente. O paciente apresenta uma alteração em toda a fisiologia do sistema estomatognático: fala, deglutição, respiração, mastigação. Somente a cirurgia devolve a normalidade a estas funções.

 

Outra indicação se dá para os pacientes que possuem a síndrome de apneia obstrutiva do sono. Nestes casos, o avanço da maxila e da mandíbula que a cirurgia ortognática proporciona, tem a capacidade de eliminar a obstrução na via aérea posterior, pelo fato de que toda a musculatura desta região avança concomitantemente ao avanço dos ossos.

 

O tratamento clínico da apneia obstrutiva do sono com placas para avanço mandibular depende da utilização da mesma. No momento em que o paciente suspende a utilização da placa já ocorre o retorno dos episódios de apneia. Portanto, a cirurgia ortognática nestes casos é o tratamento definitivo.

Cirurgia para Aumentar o Volume da Região Paranasal

Para pacientes que possuem a região paranasal e do sulco nasolabial profunda, causando um aspecto de envelhecimento precoce da face pela presença do sulco nasolabial muito marcado, está indicada a cirurgia para a instalação de prótese de Porex para Aumentar o Volume da Região Paranasal.


A instalação da prótese (a qual possui vários tamanhos) provoca um aumento de volume no local, estirando e projetando os tecidos moles.


O paciente rejuvenesce, melhorando o aspecto da região de forma definitiva, através de um procedimento cirúrgico de tempo único, sem ter que se submeter constantemente a preenchimentos faciais na região do sulco nasolabial, os quais devem ser realizados a cada vez que o volume dos tecidos desaparece com a absorção do preenchimento pelo organismo.


Uma das vantagens desta prótese de Porex para a região paranasal é que ela aumenta o volume da região paranasal, causando alterações positivas porém discretas no nariz, diferentemente do avanço maxilar através da cirurgia ortognática, o qual provoca mudanças positivas, porém significativas no nariz.
Portanto é a opção perfeita para pacientes que não possuem indicação de cirurgia ortognática ou que possuem um afundamento leve ou moderado da região paranasal e que gostariam de ter uma face com aspecto mais natural, bonito, jovem e harmônico.


Pacientes que possuem fenda labial (fissurados) e não precisam submeter-se a cirurgia ortognática ou que gostariam de ter o aspecto de sua face melhorado enquanto aguardam a idade correta para realizar a cirurgia, podem ter este procedimento indicado de forma temporária (ficam com a prótese até o momento da cirurgia ortognática) ou definitiva (não removem a prótese, pois não possuem a necessidade de outros procedimentos cirúrgicos na face)

 

Cirurgia para Salientar o Contorno Mandibular

Esta cirurgia é realizada em virtude das vantagens estéticas que proporciona à face do paciente de uma forma discreta, natural e anatômica.

Trata-se de uma prótese alemã de polipropileno pré-conformada em diversos tamanhos para ser encaixada no osso de escolha da face, proporcionando um contorno do mesmo de uma forma bonita e elegante. Estas próteses preenchem os espaços provocando um estiramento da pele prevenindo a cirurgia plástica para lifting facial.

Sem nenhuma cicatriz extra-bucal (a cirurgia é toda realizada por dentro da boca), as próteses são encaixadas no local de escolha e por possuir microporosidades ficam absolutamente naturais em relação aos tecidos subjacentes, devido à incorporação dos mesmos na prótese.

Pode-se deixar o contorno do ângulo mandibular mais saliente, aumentar a região zigomática (maçã do rosto), reduzir sulcos mento-labiais e naso-labiais muito profundos, etc.

Diferentemente dos preenchimentos, as próteses proporcionam um resultado definitivo, não necessitando de manuntenção (porém, é passível de remoção caso o paciente não se sinta satisfeito com o resultado).

 

Cirurgia para Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono

A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma síndrome caracterizada por ronco, respiração ofegante e pausas na respiração durante a noite devido a uma obstrução das vias aéreas posteriores superiores. A causa é uma frouxidão na musculatura desta região, ocasionando o colapso da mesma e impedindo a passagem do ar até os pulmões. Caracteriza-se por diversos sinais e sintomas:

 

+ Déficit de atenção

+ Dores de cabeça (principalmente ao acordar)

+ Sonolência diurna (independentemente da quantidade de horas dormidas)

+ Ronco e respiração ofegante

+ Aumento da pressão arterial

+ Letargia, indisposição e fadiga

+ Garganta seca ao acordar

+ Dores de garganta

+ Sono leve

+ Depressão

 

O tratamento inclui a perda de peso, utilização de aparelhos para tornar a pressão do ar positiva durante a noite (CPAP) e aparelhos que proporcionam um avanço mandibular. Porém, alguns pacientes, especialmente os que possuem apneia severa, podem ter seu caso solucionado somente através da cirurgia de avanço dos ossos da face (cirurgia ortognática). 

 

Apesar da cirurgia de avanço dos ossos da face ser tecnicamente similar a cirurgia ortognática, pode-se conduzi-la sem nenhum envolvimento estético para a face do paciente, ou seja, não há alterações significativas no aspecto da face.

 

É um procedimento seguro, realizado a nível hospitalar, porém conta com o envolvimento de TODA a nossa equipe multidisciplinar: anestesiologista, cirurgiã bucomaxilofacial, psicólogos, nutricionistas e equipe de enfermagem.

 

Os resultados clínicos são gratificantes e proporcionam bem-estar e qualidade de vida aos pacientes operados.

 

http://abcnews.go.com/Health/Hypertension/sleep-apnea-heart/story?id=16401036

 

Cirurgia Plástica Periodontal

A cirurgia plástica periodontal está indicada para os pacientes que possuem um sorriso com muita exposição de gengiva ou que apresentem um desnível entre a margem gengival dos dentes.

 

 Esta técnica tem sido muito utilizada ultimamente em virtude de que proporciona um aumento do tamanho dentário para cima, deixando o sorriso mais harmônico e natural. Trata-se de uma cirurgia sob anestesia local, realizada na própria clínica. Sempre ocorre a realização de um planejamento virtual para que o paciente visualize previamente o resultado do seu sorriso através de uma simulação do mesmo.

 

Em alguns casos, existe dente embaixo da gengiva e somente a plástica está indicada. Quando a raiz dentária fica exposta após a plástica, indica-se a realização de facetas de porcelana para o encobrimento dos dentes.

 

Todavia, casos muito severos de sorriso gengival podem ser tratados somente através da cirurgia ortognática.

Cirurgião Bucomaxilofacial

Responsável pelo DIAGNÓSTICO, INDICAÇÃO, PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO PROPRIAMENTE DITA E ACOMPANHAMENTO PÓS-OPERATÓRIO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO dos pacientes que se submeterão a intervenções na região bucomaxilofacial.

Enxerto Ósseo

 

Para maxilas e mandíbulas severamente reabsorvidas, indica-se o enxerto ósseo de crista ilíaca com a finalidade de recuperar todo o osso perdido ao longo dos anos passados com a ausência dos dentes.

 

Apesar de alguns profissionais possuírem a opinião de que se trata de uma cirurgia muito invasiva, para defeitos SEVEROS de maxila e mandíbula é a reabilitação óssea mais indicada devido ao seu custo-benefício. Preencher a ausência óssea em reabsorções desta magnitude com biomateriais acaba sendo uma alternativa muito dispendiosa por causa do custo deste tipo de substituto ósseo no Brasil. Os biomateriais são ideais para reconstruções ósseas de reabsorções leves e moderadas.

 

Com um planejamento adequado e a assessoria de nossa equipe multidisciplinar o paciente realiza esta cirurgia de uma forma muito segura e previsível. Além da vantangem de poder se proporcionar como material doador o seu próprio osso, o qual é rico em células osteocondutoras e osteoindutoras do seu próprio organismo (osso autógeno).

Fonoaudiólogo

Responsável em abordar toda a questão da motricidade oral no pré e no pós- operatório em cirurgias, como a ortognática, que proporciona uma mudança facial considerável, o fonoaudiólogo é fundamental no acompanhamento antes e depois da operação, porque esse procedimento reposiciona toda a musculatura da face e cavidade bucal a partir da correção óssea proporcionada pela cirurgia.

Os exercícios são passados de forma individual para cada paciente, antecipando a recuperação do mesmo. É feita uma drenagem linfática dos tecidos moles, minimizando o edema pós-operatório, reabilitando de forma mais rápida e eficaz a musculatura do local operado, fazendo com que a região volte a ter normalidade funcional e estética.

Implantes

 

      Os implantes foram desenvolvidos para serem os substitutos das raízes dos dentes que por algum motivo devem ser condenados. Eles repõem de uma forma natural o dente ausente. Quando são de titânio puro não causam rejeição porque este metal é 100% biocompatível ao corpo humano.

 

      Mantendo a filosofia de primar pela utilização do que há de mais moderno e eficaz na odontologia, a clínica trabalha somente com o implante da marca alemã Ankylos™. Desde a fundação da clínica o implante eleito para a confeção dos casos clínicos é o Ankylos™ em virtude da estabilidade e beleza que a qualidade e o desing deste implante proporcionam.

 

Veja nos links abaixo, algumas características deste implante:

 

http://www.dentsply.com.br/isogesac/hiso_consultaanexo.aspx?1,2891,20111110164134,1

 

Muitos casos de reabilitação das ausências dentárias com implantes devem ter a porção óssea e gengival recuperadas previamente ou concomitantemente à realização do implante. Quando não diagnosticadas estas ausências, os resultados clínicos podem ser catastróficos.

 

Enfatiza-se, então, que sempre é muito importante um correto diagnóstico e planejamento dos casos clínicos pelo profissional que os conduzirá, através de um exame clínico apurado e exames de imagem com tecnologia avançada.

 


Lipectomia Jugal (Retirada da Bola de Bichat)

A Bola de Bichat ou Bolsa de Bichat é um depósito adiposo (de gordura) que todos os seres humanos possuem na face, na região das bochechas, localizada entre os músculos da mastigação masseter e bucinador. Ela serve como uma almofada, para lubrificar a interposição destes dois músculos e preencher o espaço das bochechas na face.


 Porém, para pacientes que possuem o rosto muito redondo, gordo, largo ou com o contorno da face pouco definido, a retirada desta gordura está indicada. Mesmo pacientes magros podem ter o aspecto de rosto redondo, pois a Bola de Bichat não está associada à obesidade, ela é um órgão anatômico, portanto, não desaparece ao perdermos peso.


 Sua retirada (Bichatectomia ou Lipectomia Jugal) é um procedimento cirúrgico relativamente simples, sem grande complexidade, que proporciona aos pacientes uma face com o malar (osso zigomático) mais saliente e bochechas com aspecto mais fino e para dentro, já que a gordura é extirpada (removida) completamente através de um acesso intra bucal, ou seja, não há cicatrizes na face já que o procedimento é realizado por dentro da boca.


Como somente a gordura é removida, não tendo nenhuma intervenção a nível muscular concomitante, o efeito estético é muito bonito e discreto, pois define e afina o rosto do paciente sem nenhuma cicatriz. É um procedimento estético rotineiro, seguro, que pode ser realizado sob anestesia local (na clínica) só sendo indicada a anestesia geral quando outras intervenções estão associadas tais como:

1)    Mentoplastia (plástica de queixo);
2)    Cirurgia para salientar o ângulo mandibular através da instalação de Prótese de Porex Mandibular;
3)    Cirurgia Ortognática;
4)    Cirurgia para disfarçar o Sulco Naso-Labial profundo através da instalação de Prótese de Porex para a Região Paranasal;
5)    Outras Cirurgias Estéticas em Face (pode-se associar a presença de dois cirurgiões no procedimento – Cirurgião Bucomaxilofacial + Cirurgião Plástico).
 

Mentoplastia (Plástica de Queixo)

Para pacientes que não gostam do seu perfil e não possuem indicação para a cirurgia ortognática, a mentoplastia ou plástica de queixo é um procedimento seguro e eficaz para a correção do perfil. Ela está indicada:

 

** quando o paciente apresenta queixo duplo, ou seja, a falta de queixo faz com que a gordura submentoniana se sobressaia dando a aparência de um queixo duplo.

 

** quando o paciente apresenta queixo muito longo, neste caso uma redução de altura é o mais indicado.

 

** quando o paciente apresenta queixo muito curto, ocasionando um sulco mentolabial muito profundo, neste caso um aumento da altura do mento está indicado.

 

** quando o paciente apresenta queixo muito para frente, neste caso um recuo do mento é o mais indicado.

 

Importante salientar, que nenhum tipo de prótese é utilizado neste tipo de plástica. O próprio mento do paciente é cortado e fixado na posição desejada com auxílio de mini-placas e mini-parafusos de titânio (vide foto).

 

O paciente deverá checar sempre o traçado predictivo que o cirurgião fará de sua face, em virtude de que a plástica de queixo, quando mal indicada, pode ter consequência catastrófica na harmonia de uma face.

Nutricionistas

Responsáveis em planejar e indicar uma dieta específica para o pós-cirúrgico, porém de uma forma personalizada, de acordo com as características e os gostos de cada paciente.

Ortopedista

Responsável pela avaliação pré-operatória do paciente com enfoque na região doadora de osso da crista ilíaca. Utiliza-se este osso da região dos quadris como área doadora quando se realizam as reconstruções das reabsorções severas da maxila e mandíbula severamente atrofiadas.

Procedimentos preparatórios para as cirurgias

Para a comodidade e conforto dos pacientes disponibilizamos a “Tarde pré-operatória”, um período vespertino que o paciente passa em nossa clínica e faz toda a rotina que um pré-operatório exige, num só momento e em um só lugar.

 

1)      Avaliação pré-anestésica com a equipe de Anestesiologistas

2)      Avaliação nutricional com a equipe de Nutrição

3)      Avaliação da motricidade oral com a equipe de Fonoaudiologia

4)      Avaliação ortopédica com a equipe de Ortopedia (quando necessário)

Próteses Reabilitadoras para Grandes Extensões com Ausência de Tecidos na Região Maxilofacial

Pacientes que passaram por acidentes com traumatismos de grande impacto, submeteram-se à ressecção de tumores de grandes e médias extensões e diferentes graus de malignidade ou que apresentam má formação congênita na região maxilo facial, encontram na clínica um serviço para a reabilitação das porções ausentes de tecidos que, geralmente, estão presentes após a ocorrência de um dos fatores listados acima, através da confecção de próteses de grandes extensões planejadas e confeccionadas de forma customizada para cada cliente.

 

O caso clínico será analisado com minucia. Exames complementares, dentre estes, tomografia e análise virtual 3D (tridimensional), serão solicitados para a realização do planejamento ideal e reabilitação protética do caso clínico em questão.

 

Ancoragens esquelética (apoios ósseos) através de diversos modelos disponíveis poderão ser utilizadas para a sustentação da prótese que reabilitará toda a extensão de tecidos ausente (tecido ósseo, muscular, dentário, gengival, etc.).

 

Desta forma, o paciente poderá reintegrar-se ao convívio social com próteses customizadas discretas, belas e, o mais importante, extremamente confortáveis para a utilização em atividades diárias primordiais, tais como, mastigação, deglutição, respiração e fonação (fala).

Reabilitação Bucal

Trata-se da arte de devolver a dentição e o sorriso a quem os perdeu por diversos motivos ao longo da vida: extrações inadequadas, acidentes (fraturas), cáries extensas, doenças gengivais ou até mesmo devido à genética, que pode não favorecer esteticamente os dentes de um indivíduo.

Por meio da execução de alguns ou todos os procedimentos odontológicos relacionados abaixo, buscamos devolver a função (mastigação/fonação/deglutição) e a estética de uma forma individualizada e personalizada para cada cliente, restabelecendo as dimensões do sorriso e da face, resultando na recuperação do bem-estar e da autoestima.

  1. Restaurações funcionais e estéticas sobre dentes e sobre implantes – em resina ou cerâmica (porcelana): coroas totais, inlays, onlays, facetas, lentes de contato etc;
  2. Implantes dentários;
  3. Enxertos ósseos e gengivais;
  4. Cirurgias avançadas no complexo maxilomandibular.

Traumatismo da Face

O trauma de face pode ser ocasionado por diversas razões, dentre estas: acidentes de trânsito, agressões físicas, quedas ou até mesmo durante a diversão (jogo de futebol, participação em enduros, corridas, etc.). Neste momento, algum ou diversos ossos da face podem ser fraturados, acarretando sinais e sintomas nem sempre percebidos pelo paciente ou por outros profissionais que não seja um cirurgião bucomaxilofacial.

 

Exames de imagem de alta tecnologia disponíveis na região nos auxiliam a um correto diagnóstico e a um planejamento pré-cirúrgico que nos conduz até as melhores formas de tratamento, o qual deverá ser conduzido em regime de anestesia geral, para que as fraturas possam ser reposicionadas até sua posição original e fixadas com mini-placas e mini-parafusos de titânio.

 

Para estes casos também disponibilizamos a equipe multidisplinar de nossa clínica, pois em se tratando da complexidade de estruturas anatômicas que envolvem os ossos da face, um seguimento nutricional e psicológico se faz necessário na maioria das vezes. 

Agendar

Localização

Endereço:

Rua Coronel Pedro Benedet, 505, Ed. Millennium Saúde Center, Sala 610, Criciúma/SC

CEP: 88.801-302

Estacionamento gratuíto, atrás do Ed. Millennium, segunda entrada a esquerda com acesso à Rua João Cechinel.

Map

Telefones:

+5548 3442 6329

+5548 3433-7892

+5548 99633 8882

+5548 99603-0141

[email protected]