Cantilever em Odontologia

Cantilever em Odontologia

     Chamamos de cantilever em Odontologia qualquer extensão de uma prótese que vai além do tamanho de um único dente, sem que esta extensão necessite de nenhum apoio a não ser única e exclusivamente a fixação no dente adjacente a esta extensão.

Cantilever, grosseiramente falando, nada mais é do que aquele dente que fica “voando” na cavidade bucal, apoiado no dente ao seu lado, não havendo nenhuma raiz ou implante dentário embaixo dele servindo como apoio.

Em hipótese alguma, se bem confeccionado, conseguimos identificar este dente “voando” no sorriso de alguém. Ele apresenta-se natural e, o seu proprietário, por assim dizer, poderá livremente mastigar qualquer alimento, falar, sorrir, gargalhar à vontade com este tipo de prótese fixa que chamamos de cantilever.

Uma revisão sistemática e metanálise apresentada por EVF Silva e colaboradores no Sétimo Congresso de Odontologia da Unesp de Araçatuba, cidade do interior de São Paulo, comprovou que extensões em cantilever podem ser utilizadas seguramente em próteses fixas e não interferem negativamente na sobrevida e no sucesso destas próteses ou na perda óssea marginal aos implantes ou dentes as quais são apoiadas, porém, há menores complicações quando próteses com cantilever de curta extensão são utilizadas.

Na Clínica Juliana Burigo, como utilizamos implante dentário de ótima qualidade, da marca alemã Ankylos, podemos oferecer esta opção de prótese para os clientes, em especial na região posterior, a região de maior carga mastigatória, e, quando apoiadas nos implantes dentários Ankylos, mantemos a garantia de fábrica para a vida toda do implante, mesmo nestes casos com próteses em cantilever.

Para o cliente isto significa economia com garantia, pois, quando ocorrer a perda ou já houver a ausência de mais de um dente, o cliente não é obrigado a instalar um implante dentário por dente perdido para ter os dentes de forma fixa e não removível. É possível a recuperação de dois dentes perdidos com prótese fixa com dois elementos dentários em porcelana apoiadas em um único implante, e, assim por diante…

Existem muitas maneiras seguras na Odontologia de proporcionarmos aos nossos clientes reabilitações que fujam das alternativas de próteses removíveis (aquelas que devem ser removidas para higienização). Com um paciencioso e atento planejamento, nossos clientes podem receber próteses fixas seguras, longevas (de longa duração), e, bastante belas (com aspecto natural e excelente estética).

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*