Taping linfático promove uma qualidade de pós operatório similar aos antiinflamatórios esteróides

Em um estudo publicado no ano de 2021 na revista Clinical Oral Investigation, Erdil A. e colaboradores compararam a qualidade do pós operatório em três situações após a extração dos sisos em 52 pacientes.

Todos os 52 pacientes administraram Paracetamol 500mg para analgesia no pós operatório, porém, 16 pacientes tiveram 01 ampola de dexametasona de 8mg/2ml aplicada na submucosa da região operada no ato cirúrgico, outros 19 pacientes tiveram a aplicação da kinesiotape na pele da região operada e outros 17 pacientes tiveram somente a associação da administração de antiinflamatórios não esteróides.

Análises comparativas entre o pré operatório, o segundo e o sétimo dia do pós operatório de todos os pacientes operados, demonstraram que a aplicação de dexametasona e a aplicação de bandagem (kinesiotape) equiparam-se estatisticamente na qualidade dos resultados coletados em relação à abertura de boca, inflamação, dor e às escalas de Impacção na Saúde Oral e Severidade dos Sintomas Pós Operatórios. Já os clientes que administraram somente antiinflamatórios não esteróides associado ao Paracetamol 500mg tiveram estatisticamente resultados bem inferiores em relação aos índices elencados anteriormente para analisar e quantificar a qualidade destas três maneiras de conduzir o pós operatório.

Sabe-se que os antiinflamatórios esteróides, assim como todas as medicações, possuem efeitos colaterais, sendo alguns, no caso dos corticosteróides, bastante prejudiciais: ganho de peso, diabetes, problemas gastrointestinais, etc. Então, este estudo, assim como tantos outros que comprovam os benefícios da bandagem linfática com a kinesiotape no pós operatório de diversos procedimentos cirúrgicos, traz a possibilidade de minimizarmos a abordagem medicamentosa no pós operatório dos nossos clientes e, em especial, manter a qualidade dos períodos de convalescença pós cirúrgica dos clientes alérgicos aos medicamentos antiinflamatórios esteróides e não esteróides.

Na Clínica Juliana Burigo, a fonoaudióloga da equipe aplica a kinesiotape no pós operatório de todos os clientes que se submetem a procedimentos cirúrgicos conosco, tanto nos procedimentos cirúrgicos sob anestesia local, realizados aqui na clínica, quanto nos procedimentos cirúrgicos sob anestesia geral, realizados no hospital. Preocupamo-nos constantemente em oferecer as melhores técnicas disponíveis para o pré, o trans e o pós operatório de todos os nossos clientes. As sessões são cortesia, mas, são disponibilizadas em quantidades diferentes para cada procedimento cirúrgico (máximo de dez sessões para os procedimentos de maior complexidade).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*