Tipos de Infecções Oriundas da Barba

Homens que tem em mente ou pela frente um procedimento cirúrgico na região da face ou do pescoço tem que estar cientes da necessidade da completa remoção da barba previamente e após o procedimento, durante o período de recuperação e convalescença.

Três tipos de infecções podem se originar através da barba:

 

  • Infecções oriundas de vírus, sim, existem foliculites (inflamação do folículo piloso – local no qual se origina e cresce o pelo) de origem viral, geralmente mais comumente causadas pelo vírus herpes simples ou pelo vírus herpes zoster. Estas infecções serão somente combatidas com medicamentos antivirais;

 

  • Infecções de origem fúngica, sim, existem fungos que chamamos de dermatófitos e que possuem afinidade por tecidos queratinizados, tais como os pelos da barba. Estas infecções somente serão combatidas com medicamentos antifúngicos e, também, com antiinflamatórios esteroides;

 

  • Infecções de origem bacteriana, e, na maioria das vezes, a bactéria preponderante nestas infecções é a bactéria mais comum encontrada na pele, o staphilococcus aureus. Estas infecções são combatidas com antibióticos específicos direcionados à bactéria que coloniza a infecção.

Diversos estudos comprovaram que em um meio de cultura, a quantidade de bactérias presentes é infinitamente menor quando o material foi coletado de faces de pacientes femininas ou de pacientes sem barba. Esta regra também é válida para os cirurgiões. São infinitamente menores (comprovados através de índices estatisticamente relevantes) a presença de bactérias em meios de cultura de material coletado de cirurgiões com barba. Assim como, pasmem, é maior a presença de infecção em sítios cirúrgicos operados por cirurgiões com barba.

Em suma, tratando-se de cirurgias e a preocupação constante em minimizar o índice de infecção pós operatória, condutas padronizadas para otimizar o sucesso das mesmas que estão mais do que estatística e cientificamente comprovadas, dentre estas, a ausência dos pelos, no caso das cirurgias na região de atuação da nossa especialidade, a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, falamos dos pelos da barba, a retirada total dos mesmos no pré e no pós cirúrgico até completa recuperação definitivamente é um passo à frente rumo ao sucesso final do objetivo cirúrgico a ser alcançado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*