O Mundo Complexo de um Único Dente

Um único dente é uma estrutura tão complexa que é quase impossível de nós imaginarmos tantos detalhes que estão envolvidos na anatomia deste órgão do corpo humano.

São estruturas rígidas, semi rígidas e moles na formação deste órgão que é ligado ao osso por ligamentos de colágeno.

O conjunto de dentes que possuímos é responsável pela manutenção da dimensão vertical da nossa face com o passar da idade, manutenção do funcionamento da articulação têmporo mandibular, da correta digestão e fonação.

O fato importante é que, quando um dente precisa de alguma espécie de tratamento, caso o mesmo não seja executado da maneira correta, poderá comprometer imediata, mediata ou futuramente a presença deste dente na cavidade bucal.

Sempre é imprescindível que seja realizado o melhor e mais simples (o que não significa que não será dificultoso) tratamento disponível para o salvamento de um dente.

Uma prova concreta é a imagem anexada a este post, pois, o primeiro tratamento endodôntico ofertado à paciente acabou por não diagnosticar a presença de um canal acessório na raiz mesial o que fez a paciente desenvolver uma doença sistêmica de nome púrpura pela presença constante de um processo infeccioso de forma sistêmica, de origem dentária, por muitos anos em seu organismo.

Outro fato é que, o canal “esquecido”, também fez a paciente precisar de um cirurgião bucomaxilofacial para a remoção cirúrgica da lesão óssea de média extensão que surgiu em seu osso pela presença de bactérias na região do dente.

Neste caso, o plano de tratamento proposto passou pela extração do dente porque foram muitos anos com este foco infeccioso na raiz do dente e, também, porque havia uma grande restauração dentária comprometendo a estrutura física rígida da coroa do dente para o suporte de uma futura reabilitação protética unitária sobre este dente.

Em suma, a paciente necessitou de cirurgia para a remoção da lesão porque foi mal conduzida no atendimento inicial. Este fato prova que, desde o princípio, o cliente precisa de uma profissional honesto, capacitado e especializado no tratamento do seu problema para uma correta condução do caso clínico, prevenindo e evitando, desta forma, qualquer ocorrência de sequelas e problemas sistêmicos no futuro, em especial, prevenindo e evitando a presença e a ocorrência de dor!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*