Taping Linfático no Pós Operatório


Um artigo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica no ano de 2021 por Chi A., Marquetti MG e Dias M. relatou os benefícios do taping linfático no pós operatório de cirurgias plásticas.
Foi estatisticamente comprovado no estudo destas autoras que o taping linfático, aplicado através do método em fan (que simula os tentáculos de um polvo), reduz a equimose pós operatória e o nível de dor relatado pelos pacientes. Em realidade, os pacientes que foram submetidos ao taping linfático relataram nenhuma dor no pós operatório quando comparado aos pacientes que não foram submetidos ao taping linfático, os quais relataram dor em um nível 5 no pós operatório. O índice de dor neste estudo foi baseado na EVA (Escala Visual Analógica de Dor).

O taping aumenta a distância entre a derme e a epiderme em até três vezes quando aplicado por no mínimo seis horas e em até uma vez e meia quando aplicado por trinta minutos. O aumento desta distância entre as camadas da pele diminui a congestão do líquido linfático e da hemorragia, minimizando consideravelmente o edema (inchaço) pós operatório e a equimose (manchas roxas provocadas na pele pelo rompimento dos vasos sanguíneos em um procedimento cirúrgico).

Então, a kinesioterapia comprovadamente acelera a resolução do quadro clínico após as cirurgias (quando não ocorrerem complicações, tais como, infecção, deiscência de sutura, etc.), pois, previne a fibrose cicatricial desorganizada, previne a formação do seroma (líquido que surge entre as camadas de tecidos manipulados durante a cirurgia) e diminui o processo inflamatório como um todo porque reduz o acesso de células inflamatórias no local, tal como o Bcl-2, um mediador imuno histoquímico que aumenta a proliferação celular no pós operatório.

Na Clínica Juliana Búrigo, a kinesioterapia é aplicada no pós operatório pela fonoaudióloga Dra. Patrícia Coelho Marinho, CRFa/SC 6855, estando as primeiras cinco a dez sessões (a depender da extensão do procedimento e do tempo de estadia do cliente em nossa cidade), incluídas no pacote de honorários do procedimento cirúrgico contratado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*