Fraturou somente o osso Zigomático Malar (Maçã do Rosto) e não consegue abrir a boca? Saiba o porquê.

É muito comum a fratura do osso zigomático ou osso malar (maçã do rosto) em atividades rotineiras, ou não, das nossas vidas, tais como: jogando futebol, praticando atividades físicas, queda da própria altura, queda de outras alturas (telhado, escadas, etc.), acidente automobilístico, acidente ciclístico, acidente motociclístico, agressão física, atropelamentos, desmaios, batidas em objetos por distração, etc.

Porém, o que não sabemos, é que mesmo que não haja fratura do osso mandibular (mandíbula) associada, muitas vezes não conseguimos abrir a boca após a fratura do osso zigomático devido ao processo coronóide do osso mandibular (uma porção – de muitas – da anatomia da mandíbula).

O processo coronóide é uma estrutura óssea da mandíbula responsável pela inserção do músculo temporal no osso mandibular. Trata-se de uma inserção muscular através de um feixe de bastante robustez, sendo um dos músculos responsáveis pela união da mandíbula ao crânio e, também, pelos movimentos de protrusão, retração e elevação da mandíbula.

Porém, quando estamos de boca fechada, o processo coronóide da mandíbula aloja-se embaixo, por dentro ou ainda, tendo como arcabouço por assim dizer, uma parte do corpo e do arco do osso zigomático. Por isto, quando há uma fratura do osso zigomático que envolve uma destas suas porções ou ambas, promovendo um afundamento da(s) mesma(s), este afundamento impede a saída do processo coronóide desta cavidade no movimento de abertura de boca, mesmo que não haja NENHUMA fratura do processo coronóide ou de qualquer parte do osso mandibular, a fratura do osso malar impede que a mandíbula exerça de forma normal os seus movimentos.

Portanto, pensamos que há uma restrição do movimento mandibular nestes traumatismos porque talvez haja uma fratura do osso mandibular. Ledo engano, pois, a limitação da abertura de boca é única e exclusivamente nestes casos devido à fratura do osso zigomático, que, ao ser projetado para dentro com o impacto do traumatismo impede que a mandíbula excursione normalmente pelo simples travamento do processo coronóide do osso mandibular pelo afundamento do osso zigomático. Analógica e grosseiramente descrevendo é uma situação similar a uma porta (portão) impedindo o deslocamento (saída) de algum objeto por estar fechada (o), travando e impedindo o livre deslocamento de ir e vir deste objeto.

Em suma, esta postagem é para alertar que quando há uma fratura na face em que não consigamos abrir a boca, isto não significa necessariamente que fraturamos (quebramos) o osso mandibular. O osso mandibular pode estar íntegro e o impedimento do seu movimento pode estar ocorrendo pela fratura de um outro osso da face, exemplificando bem esta situação, temos neste post o relato da ausência de movimento na mandíbula pela fratura ocasionada em um outro osso da face, neste caso, o osso zigomático malar, a chamada “maçã do rosto”.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*