Importância da Avaliação do Estado Nutricional no Pré-Cirúrgico

Avaliação do estado nutricional tem a finalidade de identificar necessidades, carências e excessos individuais a fim de fazer o balanceamento na nutrição diária — tanto por meio de alimentos quanto por meio de suplementos alimentares, nos casos em que seja realmente necessário. Desta forma nos pacientes que vão ser submetidos à cirurgia oral e maxilo-facial é importante passar por uma avaliação nutricional criteriosa, visto que pode indicar como o mesmo responderá ao estresse ocasionado pela cirurgia, a qual envolve perda de líquidos, sangue e nutrientes. Baseado na influência do estado nutricional e na evolução de pacientes cirúrgicos, identifica-se a presença ou risco de desnutrição. A busca da prevenção ou tratamento deve ser a meta para o sucesso da recuperação do paciente (Figueiredo et. al, 2013).

Métodos e parâmetros utilizados para avaliar o estado nutricional, por sua vez, devem ser capazes de identificar desfechos clínicos ou prognóstico e, ao mesmo tempo, apresentar baixo custo e realização rápida (BALDWIN e PARSONS, 2004; WEIMANN et al., 2006; WAITZBERG, 2013).

Existem diferentes técnicas e métodos capazes de avaliar o estado nutricional, os quais variam desde triagens nutricionais a métodos de avaliação de maior complexidade. O método antropométrico mais utilizado para avaliação do estado nutricional pré e pós-operatório é o IMC. Esse método foi selecionado devido a sua praticidade clínica, baixo custo, fácil acesso e grande utilização por diversos autores como indicador de estado nutricional em estudos epidemiológicos em associação ou não a outras medidas antropométricas.

Os métodos de avaliação incluem dados antropométricos, bioquímicos, imunológicos e dietéticos, história clínica, avaliação subjetiva se necessário e exame físico. A análise do conjunto destes parâmetros permite estabelecer o diagnóstico nutricional (BRAGAGNOLO et al., 2009)

Portanto, tanto a precisão e a exatidão quanto a detecção  precoce do risco de desnutrir e de desnutrição, bem como, de mudanças nas estruturas do corpo, são importantes para que sejam iniciadas ações terapêuticas que possam prevenir danos à saúde ou revertê-los (WAITZBERG & CORREIA, 2003; GARCIA et al., 2013).

 

Material de apoio:

Artigo: Avaliação do estado nutricional pré e pós-operatório em pacientes submetidos à cirurgia ortognática: estudo piloto.

Autores: Leonardo Morais Godoy FigueiredoI I |Márcio Cardoso CarvalhoII| Viviane Almeida SarmentoIII| Graziela Rita Rodrigues BrandãoIV | Thaís Feitosa Leitão de OliveiraV | Bráulio Carneiro JuniorVI | Weber Céo Cavalcanti.

Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.13, n.4, p. 71-80 , out./dez. 2013

 

Monografia apresentada ao Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, Departamento de Estomatologia, Curso de Odontologia, Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, 2015: Avaliação do estado nutricional de portadores de deformidade dentofacial no pré e pós operatório de cirugia ortognática.

Autor: Leonardo Silva Benato

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*