Autodoação de Sangue na Cirurgia Ortognática Bimaxilar

imagem blog jb

Segundo uma pesquisa sobre a eficácia da autodoação de sangue de acordo com a hemoglobina pré-operatória, realizada na Coréia do Sul, país no qual os habitantes recorrem frequentemente aos benefícios estéticos da cirurgia ortognática, e publicada no IJOMS (International Journal Oral & Maxillofacial Surgery) de Abril de 2016, a incidência e necessidade de transfusão de sangue alógeno (de outra pessoa) foi 13% maior nos casos em que não havia sido coletado sangue autógeno.
Para chegar a este dado, foram analisados 295 pacientes durante um ano, sendo que 189 realizaram a autodoação de sangue no pré-operatório da cirurgia ortognática, e 106 não realizaram.
Segundo dados, a vantagem de não haver necessidade de transfusão de sangue alógeno na cirurgia seria a minimização de complicações transoperatórias, tais como a reação alérgica e anaflática, que pode ocorrer com este tipo de sangue; e a transmissão de doenças infecciosas, já que novos patógenos estão sempre surgindo.
Um dado que merece atenção é que 38% do sangue auto doado previamente é desperdiçado quando os pacientes possuem um índice de hemoglobina maior ou igual a 14g/dl no pré-operatório. Por isto, a conclusão do artigo é que a autodoação de sangue reduz a necessidade de transfusão de sangue alógeno sem haver a necessidade de causar complicações nas cirurgias ortognáticas bimaxilares. Uma prática eficaz que é  utilizada em nossa Clínica, em todos os pacientes que se submetem a cirurgia ortognática.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*