Fratura Óssea Indireta

A fratura óssea indireta é aquela que ocorre distante do local em que ocorreu o impacto. Pode haver uma fratura no local do impacto (fratura direta) e outra fratura em local distante do impacto (fratura indireta).

Na face, em especial na nossa área de atuação, a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, é muito comum ocorrer uma fratura indireta do (s) côndilo (s) do osso mandibular no momento concomitante à fratura direta em região de sínfise e parassínfise (queixo) do osso mandibular.

Por isto, salienta-se nesta postagem, a importância de uma investigação também através de exames de imagem de qualidade quando ocorrer qualquer impacto de alguma importância em força em nossas faces. Sempre deixar o benefício da dúvida, mesmo quando já está diagnosticado ao exame clínico alguma fratura em algum osso, deve-se suspeitar de fratura indiretas no mesmo osso, ou em ossos adjacentes. Na maioria dos casos clínicos, o diagnóstico, infelizmente, somente poderá ser comprovado após a realização de um exame de imagem de qualidade.

O tratamento destas fraturas deverá se dar conforme as características das mesmas. Não importando se tratar de uma fratura direta ou indireta, a condução terapêutica sempre se baseará nas características anatômicas da fratura (tanto na localização da fratura no osso quanto no aspecto do traço de fratura).

Algumas localizações das fraturas ósseas na face permitem que o tratamento seja somente um bloqueio maxilo mandibular (BMM); outras, exigem obrigatoriamente a utilização de fixação interna rígida (mini placas e mini parafusos de titânio) em quantidades que podem variar substancialmente; outras, permitem um tratamento conservador (não fazer nada). Mas, atente-se aqui, antes de se optar por um tratamento conservador, todas as sintomatologias (sensações, cita-se aqui a parestesia – dormência, por exemplo) e os sinais (afundamento da face) devem ser minuciosamente checados com vistas de que o “não fazer nada” não deixe NENHUMA sequela na face do cliente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*