Padrão III de Face: Os Incríveis

13_post_incriveis

O Sr. Incrível é um padrão III de face e de oclusão, que apresenta severo prognatismo mandibular (mandíbula para frente).

Caso tenha problemas funcionais relacionados a esta oclusão, tais como disfunção temporomandibular (DTM), dores de cabeça, problemas gástricos, de fonação, ou até mesmo queixas estéticas em relação a sua face, existe a indicação de uma cirurgia ortognática para a correção da sua deformidade dento-esquelética.

O seu filho, Flecha, pode ser diagnosticado também como padrão III de face e de oclusão. Herdou geneticamente do pai o prognatismo mandibular.

Como Flecha ainda é uma criança é indicado tratamento ortodôntico para estimular o crescimento maxilar e, consequentemente, evitar-se futuramente a indicação da cirurgia ortognática.

Porém, sabe-se que caso esta mandíbula esteja determinada geneticamente para crescer muito, nada, nem mesmo a Ortodontia na infância e pré-adolescência, conseguirá conter o crescimento.

Quando Flecha finalizar seu crescimento (deverá se acompanhado através de radiografia do punho), o Ortodontista deverá definir com o mesmo e com seus pais, sempre com embasamento no exame clínico e radiográfico do paciente, se o tratamento será compensatório (Ortodontia somente) ou descompensatório (Ortodontia + Cirurgia Ortognática).

Tudo vai depender da quantidade de crescimento desta mandíbula e da possibilidade do tratamento compensatório (Ortodontia somente) porque, muitas vezes, o crescimento mandibular é de tal monta que impede qualquer alternativa de tratamento que não seja o cirúrgico, através da cirurgia ortognática.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*