Benefício do Implante Dentário Curto

 

Os implantes dentários curtos, quando de qualidade, apresentam uma vantagem muito interessante para os pacientes, a otimização do tempo de finalização da sua reabilitação bucal, ou seja, diminuição do tempo de tratamento.

Isto porque eles evitam a necessidade de enxertos ósseos para o ganho de altura óssea para que os implantes dentários possam ser instalados, já que, os IMPLANTES CURTOS, assunto deste post, tem dimensões de altura bastante reduzidas (6.6 milímetros ou 8.0 milímetros).

Desta forma, o único tempo a ser aguardado é o tempo necessário para a osseointegração do implante ao osso, no caso do implante dentário alemão Ankylos que utilizamos aqui na Clínica Juliana Burigo, ele “cola” (osseointegra) no osso em um período de espera de somente 45 (quarenta e cinco) dias quando corretamente travado ao osso.

Caso haja um afinamento gengival na região em que o implante curto será instalado que comprometa a saúde gengival pela ausência de gengiva ceratinizada (gengiva mais grossa) ou que comprometa a estética, um enxerto gengival pode ser realizado no MESMO ATO CIRÚRGICO da instalação do IMPLANTE CURTO, mantendo assim o tempo bastante reduzido para a instalação dos dentes sobre os implantes, pois, em AMBAS situações: 1) instalação do implante dentário curto ou 2) instalação do implante dentário curto com enxerto gengival, a quantidade de cirurgia que o cliente necessitará é SOMENTE UMA.

Esta situação é bastante interessante para ambas as arcadas dos clientes, pois, com a perda dentária há também uma perda óssea vertiginosa do osso alveolar que é a porção dos ossos maxilar e mandibular que suporta as raízes dos dentes. Na região posterior destes ossos temos situações anatômicas nas quais os implantes dentários curtos são bastante interessantes de serem indicados.

No osso maxilar, a pneumatização do seio maxilar através do osso alveolar faz com que o espaço ósseo em altura para a instalação do implante fique bastante reduzido fazendo com que alguns profissionais que não trabalham com implantes dentários curtos de qualidade precisem indicar uma cirurgia a mais para a realização de enxerto ósseo para ganho de osso em altura (ganho vertical). Ou seja, uma indicação cirúrgica a mais quando tudo poderia ter sido resolvido através de SOMENTE UMA CIRURGIA.

O relato acima replica-se de forma similar para o osso mandibular, pois, na região posterior deste osso o acidente anatômico é o nervo alveolar inferior, que, se for atingido por um implante dentário, ou por até mesmo um instrumental cirúrgico (uma broca, por exemplo) causará uma parestesia (perda de sensibilidade) de forma definitiva ou temporária no cliente operado. Ao instalarmos implantes dentários CURTOS nesta situação (vide foto abaixo), evitamos e prevenimos que o mesmo ou os instrumentais cirúrgicos atinjam o nervo alveolar inferior e, o mais importante, EVITAMOS UMA SEGUNDA CIRURGIA nos nossos pacientes, pois, a cirurgia para o enxerto ósseo para ganho de altura será SEMPRE TOTALMENTE EVITADA nestes casos clínicos!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*