Resposta Nervosa após as Cirurgias Maxilofaciais

unnamed

         Barghash, Larsen, Al-Bishri e Kahnberg estudaram a regeneração nervosa em ratos para prever o comportamento das lesões nervosas nas cirurgias maxilofaciais.

Sabe-se que a cirurgia ortognática sempre provoca lesões no nervo alveolar infeior, de caráter temporário, em virtude do tipo de osteotomia (corte ósseo) realizado neste tipo de procedimento.

O estudo foi realizado no departamento de Neurociências da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, e publicado no International Journal of Oral & Maxillofacial de 2013. Constatou-se que qualquer lesão ao nervo facial regenera-se de forma mais rápida que uma lesão ao nervo alveolar inferior. Os axônios (uma porção da célula nervosa ou neurônio), podem se regenerar ao normal em um número 50% maior no nervo facial do que no nervo alveolar inferior.

Estes dados servem para enfatizar a importância da paciência que os pacientes devem ter, no pós-operatório de suas cirurgias, para que a inervação sensitiva (sensação) da região operada retorne à normalidade, mesmo sob o acompanhamento fisioterápico e tratamento medicamentoso para estimular a regeneração da fibra nervosa, é imprescindível esperar a ação do tempo na cicatrização/regeneração integral da fibra nervosa.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*