Implante dentário: entenda como funciona e quando é indicado.

    A perda dos dentes é um fato mais comum do que se parece, cerca de 39 milhões de brasileiros sofrem com o problema. A colocação de implantes é orientado para esses casos, com o objetivo de devolver ao paciente o prazer em sorrir.  

    É um procedimento que tem o intuito de substituir as raízes dentárias, para casos que tiveram a perda de um ou mais dentes. O procedimento possibilita a recuperação do sorriso perfeito e a harmonização oral, devolvendo também a autoestima ao paciente. 

   Além da reabilitação do sorriso, o implante dental também pode melhorar outras funções bucais ligadas a fala, mastigação e mordida, compensando as ausências dentais. 

    O  implante é indicado para pacientes adultos e idosos, que já possuem todas as raízes formadas, estrutura bucal já crescida e dentes permanentes. Para crianças e adolescentes deve ser evitado, devido ao período de crescimento da arcada óssea bucal e dentes de leite, caso colocado um implante pode vir a atrapalhar o desenvolvimento. 

 

Como funcionam os implantes dentários?

   O procedimento se trata de um cirurgia, por isso, deve ser realizado por um profissional capacitado. A realização do implante é feito através da colocação da prótese dentária, fixada por meio de um pino que age como a raiz do dente, estabilizando o local com segurança. 

 

    Apesar de ser uma cirurgia, a colocação do implante é algo simples e nenhum pouco doloroso ao paciente. O cirurgião dentista conduz o procedimento com anestesias locais, para a fixação do pino junto a prótese, possibilitando que seja um processo tranquilo e sem dores. 

 

Importância do implante para a autoestima.

   Em uma pesquisa realizada em 2018 pela marca Corega, com pessoas de 45 a 70 anos, 52% dos entrevistados sentem-se menos confiantes em sorrir em público após a perda dos dentes, e 42% disseram que deixaram de viver a vida ao máximo. 

   A perda de dentes pode vir a acarretar diversos problemas na vida do paciente relacionados à autoestima, principalmente quando isso afeta sua harmonia oral, fazendo com que grande parte da população tenha medo ou deixe de sorrir perto de outras pessoas. 

   O implante é um procedimento que permite a devolução do prazer em sorrir ao paciente, melhorando sua autoestima e confiança. 

 

Tipos de implantes.

   Existem diversos tipos de próteses sobre implantes, cada caso deve ser avaliado por um profissional, para diagnosticar a necessidade. Confira alguns tipos:

 

  • Prótese Unitária: 

Recomendado para a recolocação de apenas um dente. 

  • Prótese Fixa:

Quando o paciente possui a ausência de mais de três dentes.

  • Prótese Protocolo:

Indicado quando grande parte dos dentes precisam ser substituídos, envolvendo de 4 à 8 pinos para fixar a prótese total. 

  • Prótese Overdenture:

Também para casos de pacientes que perderam grande parte dos dentes, mas para esse tipo de implante a fixação é móvel. 

 

   Para saber qual o melhor tipo de implante para o seu caso, o cirurgião dentista irá solicitar diversos exames, analisando seu quadro clínico e realizando um planejamento cirúrgico, garantindo segurança para o resultado final. 

 

A importância de um implante de qualidade.

 

    A escolha do profissional capacitado para a realização da cirurgia é muito importante para um bom resultado, garantindo a escolha certa do tipo de implante para o seu caso, assim como, segurança e uma prótese de qualidade

    A Clínica Juliana Búrigo possui uma equipe multidisciplinar experiente, com uma estrutura completa, que garante maior segurança e qualidade nos procedimentos. 

   Os implantes usados na clínica são da marca Ankylos, possuindo tecnologia de titânio puro, que não causa rejeição ao corpo do paciente, além de serem modernos, eficazes e com design diferenciado, que garantem maior estabilidade. 

   Gostaria de realizar o procedimento e devolver à você o prazer em sorrir todos os dias? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e faça uma avaliação com um de nossos profissionais: www.julianaburigo.com.br 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*