Visagismo: técnica de personalização do sorriso.

   O visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal customizada, conforme as características psicológicas de cada paciente. Cada indivíduo possui uma identidade, carregada de gênero, costumes, traços físicos e psicológicos. A técnica do visagismo busca através de procedimentos estéticos realçar e personalizar esses traços.

   O estudo do visagismo foi criado em Philip Hallawell, através de estudos psicológicos, antropológicos, sociológicos, de linguagem visual e de ciências cognitivas. A junção de arte e ciência concede origem a técnica de analisar a personalidade do indivíduo, oferecendo à ele traços faciais capazes de realçar o seu temperamento. 

 

   Um bom exemplo para a técnica do visagismo é quando falamos de pessoas em altos cargos hierárquicos, como em empresas, que geralmente precisam transmitir uma imagem mais séria e profissional, sua personalidade deve inferir: liderança, organização, competência e inteligência. 

   A aplicação da técnica do visagismo sobre esse indivíduo seria realçar todas essas características importantes para sua personalidade profissional, analisando todos os seus traços físicos e psicológicos, como: comportamento, estilo de roupa, corte de cabelo, estética do rosto, expressões faciais, etc. 

 

   O visagismo se aplica a diversas áreas dentro do universo da beleza e do comportamento, dentre elas estão:

  • Moda; (análise das roupas conforme a personalidade)
  • Comportamental; (orientações de comportamento social conforme a personalidade) 
  • Estética facial; (alterações e aperfeiçoamento da estética facial condizente com a personalidade social) 
  • Odontologia.

 

Visagismo na odontologia.

   O visagismo é um estudo morfológico, ou seja, uma ciência que estuda as formas. Na odontologia, especificamente, estuda o formato ideal do sorriso de cada indivíduo, conforme sua personalidade e traços físicos. 

   O tratamento do visagismo na odontologia tem o objetivo de encontrar o formato bucal e cor ideal dos dentes para cada paciente, de acordo com a análise de características éticas, genéticas e psicológicas. Existem algumas técnicas odontológicas usadas para alcançar este resultado, que são:  

 

   Você alguma vez já se perguntou: O que eu quero expressar com o meu sorriso? Quais os aspectos da sua personalidade que você gostaria de destacar no seu sorriso? 

   O visagismo odontológico busca oferecer ao paciente tratamentos que realçam essas questões, levando sempre em conta a personalidade, gênero, raça, genética e entre outras características que revelem o sorriso ideal. 

 

   No visagismo existem 4 tipos de personalidades prescritas para enquadrar uma pessoa:

  • Colérico (sensível): organizado, perfeccionista, artístico, tímido, abstrativo e reservado;
  • Melancólico (dinâmico):  extrovertido, comunicativo, entusiasta e impulsivo;
  • Sanguíneo (forte): determinado, objetivo, explosivo, intenso, empreendedor e apaixonado;
  • Fleumático (calmo): diplomático, pacífico, místico, conformista, discreto e espiritualizado.

 

   Através das definições acima citadas, o cirurgião-dentista irá remodelar o sorriso, realçando sua personalidade e particularizando conforme a vontade do paciente. 

   A técnica do visagismo pode ser realizada por um cirurgião-dentista capacitado, que possua experiência e especialidade para a realização do tratamento. O planejamento pré-operatório é muito importante para alinhar expectativas e objeções junto ao profissional, evitando a apresentação de futuros descontentamentos com o resultado final. 

 

   Na Clínica Juliana Búrigo, além de realizar um planejamento completo pré e pós-cirúrgico, oferece ao paciente projeções virtuais do novo sorriso e orientações para cada etapa, com uma equipe multidisciplinar completa: nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, técnicos em enfermagem e cirurgião-dentista. 

   Tem interesse em personalizar o seu sorriso? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e faça uma avaliação: www.julianaburigo.com.br

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*