Suco Proteico para Prevenir o Fecaloma no Pós Operatório

O fecaloma (fezes entaladas) é uma situação muito comum no pós operatório de cirurgias na região da nossa especialidade (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) devido à mudança obrigatória na consistência da dieta, a qual passa a ser líquida e pastosa por alguns dias ou alguns meses – a depender do procedimento realizado – para que ocorra uma cicatrização completa e sem intercorrências do local operado.

Muitas vezes o paciente fica mais irritado com os sintomas causados pelo fecaloma, dentre estes, dificuldade para evacuar; dor e inchaço abdominal, cólicas, eliminação de fezes pequenas ou em forma de bolas e sensação de peso na região do ânus do que as ocorrências pós operatórias relacionadas ao procedimento cirúrgico propriamente dito.
Por isto, nossa nutricionista, Dra. Maria Cristina Gonçalves de Souza (CRN-SC 10-0279) separou esta receita de um suco que, além de proteico, ajudará a prevenir ou combater o fecaloma. A seguir os ingredientes desta simples receita e o seu respectivo modo de preparo:
1) 04 ameixas pretas sem caroço

2) 01 colher de sobremesa de psyllium

3) 01 fatia fina de mamão

4) 200ml de suco de laranja lima

5) 01 escope de whey protein sem sabor

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Está pronto! Delicie-se!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*